Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CataryneDePaulaRibeiroFonseca_tcc.pdf622,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do yoga no controle do estresse e seus sintomas relacionados em adultos : uma revisão narrativa
Autor(es): fonseca, Cataryne de Paula Ribeiro da
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Ioga
Estresse
Ansiedade
Atividade física
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 6-Set-2023
Referência: FONSECA, Cataryne de Paula Ribeiro da. A influência do yoga no controle do estresse e seus sintomas relacionados em adultos: uma revisão narrativa. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as produções científicas na área da ciência da saúde sobre os impactos do yoga no controle dos níveis de estresse na população adulta, bem como correlacionar o estresse com seus sintomas relacionados, quais sejam: ansiedade e depressão. A metodologia de pesquisa se deu através de uma revisão narrativa da literatura, realizada a partir de pesquisa bibliográfica em bases de dados eletrônica da Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Yoga”, “Estresse” e “Stress”. Os altos níveis de estresse são um dos grandes problemas da sociedade pós-moderna, assim como os sintomas de ansiedade e depressão que caminham junto com ele. Visto que o yoga associa o corpo de forma integral e busca a unidade entre corpo/mente, podendo ser benéfico para algumas psicopatologias, acredita-se que ele pode ajudar no controle do estresse, bem como na ansiedade e depressão. Os resultados indicam que a atividade yoga apresenta influência nos níveis de estresse, em pesquisas no âmbito das ciências humanas, nas quais se retrata, por meio de análises qualitativas e quantitativas, o que se sente sobre a experiência com o yoga. Os achados no âmbito das ciências biológicas-fisiológica são controversos, indicando a necessidade de maiores estudos que comprovem essa influência. Conclui-se que a intervenção yoga pode ser usada como tratamento complementar para o controle do estresse, bem como para a ansiedade e a depressão, mas que deve ser realizada de forma pensada e sistematizada, bem como realizada pelos praticantes com frequência e em local apropriado, para melhores resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.