Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndressaKishimaDoBu_tcc.pdf918,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorBú, Andressa Kishima do-
dc.identifier.citationBÚ, Andressa Kishima do. Mediação docente para alunos com Síndrome de Down: contribuições da educação física na educação infantil. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal investigar as contribuições da mediação docente na disciplina de Educação Física para alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, visando promover uma inclusão efetiva e um desenvolvimento integral desses estudantes. Para tanto, como problema de pesquisa, buscou-se responder à seguinte questão: qual é a contribuição da mediação docente na área de Educação Física para alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil? Como características da metodologia, o estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com observação e desenvolvimento de atividades lúdicas, para investigar as práticas de mediação docente na disciplina de Educação Física para alunos com Síndrome de Down. Foram analisadas as estratégias utilizadas pelos professores, bem como o impacto dessas práticas na inclusão e no desenvolvimento dos alunos. Os participantes do estudo foram: uma aluna com Síndrome de Down, seus demais colegas de classe, a estagiária mediadora e a professora da classe da Educação Infantil de uma escola localizada em Ceilândia/DF. O estudo seguiu um delineamento de pesquisa pedagógica, com caráter exploratório, buscando compreender as contribuições da mediação docente na área de Educação Física para alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil. A escola não tem o componente curricular Educação Física no currículo, logo, foram feitas adaptações. Foram coletados dados qualitativos por meio de observações das aulas e participação da estagiária mediadora no desenvolvimento de atividades, juntamente com a professora, a fim de identificar as práticas efetivas e os desafios encontrados. Como principal implicação do estudo ficou evidenciado que a mediação docente na disciplina de Educação Física desempenha um papel crucial na promoção da inclusão efetiva e no desenvolvimento integral dos alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil. As estratégias de adaptação curricular, apoio emocional e incentivo à participação ativa dos alunos foram identificadas como contribuições significativas. Essas conclusões ressaltam a importância de capacitar os professores e promover práticas inclusivas na Educação Física, a fim de proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças com deficiência - educação físicapt_BR
dc.titleMediação docente para alunos com Síndrome de Down : contribuições da educação física na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T14:04:03Z-
dc.date.available2023-09-05T14:04:03Z-
dc.date.submitted2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35750-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.