Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Noriberto Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Pedreira, André Stadniki Morato | - |
dc.identifier.citation | PEDREIRA, André Stadniki Morato. As dificuldades dos professores de educação física para a implementação de práticas corporais de aventura para o ensino fundamental nas escolas públicas de BRASÍLIA/DF. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Práticas Corporais de Aventura (PCAs) são atividades que contemplam o currículo e o universo da Educação Física Escolar de forma recente. Podem ser encontradas outras denominações, como Esportes de Risco, Esportes Extremos, Esportes Alternativos, entre outras. Estas são práticas que envolvem principalmente elementos de vertigem e de risco controlado para a sua realização, podendo ser realizadas em ambientes urbanos ou na natureza. Ainda são poucas as referências na literatura científica que possam ser embasadas por profissionais de Educação Física e são muitas as dificuldades que podem ser encontradas na área escolar que afastam a implementação desse conteúdo, como a falta de materiais e espaços apropriados, a segurança, a formação insuficiente, entre outras. A revisão teórica dessa pesquisa foi concebida a partir de artigos encontrados no banco de dados do Google Acadêmico, além da utilização de documentos oficiais curriculares para a educação básica. Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se investigar se as PCAs vêm sendo adotadas na área escolar em escolas de Brasília/DF para o Ensino Fundamental. Além disso, objetiva compreender como estas vem sendo realizadas e as principais dificuldades que os professores da amostra encontram dentro de suas vivências. A pesquisa obteve respostas de 25 professores de 18 escolas e os resultados indicaram que os professores ainda tem um grande leque de problemáticas que dificultam a inserção desse conteúdo dentro de seus contextos. No entanto, houve professores da amostra que elaboraram aulas desse conteúdo, com as principais atividades o Slackline, o Skate e a Escalada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas corporais de aventura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes de risco | pt_BR |
dc.title | As dificuldades dos professores de educação física para a implementação de práticas corporais de aventura para o ensino fundamental nas escolas públicas de Brasília/DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T13:57:43Z | - |
dc.date.available | 2023-09-05T13:57:43Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35749 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Corporal Practices of Adventure are activities that contemplate the curriculum and the universe of School Physical Education in a recent way. Other denominations can be found, such as Risk Sports, Alternative Sports, Extreme Sports, among others. These are practices that mainly involve elements of vertigo and controlled risk for their realization, and can be performed in urban environments or in nature. There are still few references in the scientific literature that can be based on by Physical Education professionals and there are many difficulties that can be found in the school area that withdraw the implementation of this content, such as the lack of materials and appropriate spaces, security, insufficient training among others. The theoretical review of this research was conceived from articles found in the Google Scholar database, in addition to the use of official curriculum documents for basic education. Through a research with a qualitative approach, this research sought to investigate whether these practices have been adopted in schools in Brasília/DF for Elementary Education. In addition, it aims to understand how it has been executed and the main difficulties that the teachers in the sample encounter within their experiences. The survey obtained responses from 25 teachers from 18 schools and the results indicated that teachers still have a wide range of problems that make it difficult to insert this content within their contexts. However, there were teachers in the sample who developed classes for this content, with the main activities being Slackline, Skateboarding and Climbing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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