Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RenatoLeiteFiusa_tcc.pdf631,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : percepção de trabalhadores de um órgão do Poder do Judiciário no Distrito Federal
Autor(es): Fiusa, Renato Leite
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bem-estar no trabalho
Servidores públicos - bem-estar no trabalho
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 5-Set-2023
Referência: FIUSA, Renato Leite. Qualidade de vida no trabalho: percepção de trabalhadores de um órgão do Poder do Judiciário no Distrito Federal. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa se propôs analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de uma amostra de trabalhadores de um órgão do Poder Judiciário do Distrito Federal. A QVT ocorre a partir do momento em que se percebe a organização e as pessoas como um todo, promovendo o bem-estar e a segurança dos trabalhadores, a fim de assegurar uma maior produtividade, qualidade no trabalho e maior satisfação na vida pessoal e familiar. Poder Judiciário é um dos três poderes clássicos previstos pela doutrina e consagrado como poder autônomo e independente, de importância crescente no Estado de Direito. As grandes dificuldades existentes, especialmente a morosidade e as deficiências na aplicação da Justiça, segundo Cintra, fez com que os cidadãos brasileiros se declarassem insatisfeitos com a Justiça. A partir desse contexto, é necessário investigar como é a percepção de QVT dos trabalhadores do Poder Judiciário. A presente pesquisa é empírica, descritiva, transversal e quantitativa. Os dados foram obtidos com a aplicação do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), por meio de um survey, coletando dados primários. O tratamento de dados se deu por meio de estatística descritiva. A análise quantitativa apontou que, globalmente, os trabalhadores avaliam a QVT em uma zona de bem-estar moderado. É um resultado positivo que indica promoção da saúde e demonstra o predomínio de representações de bem-estar no trabalho. No entanto, os fatores mais críticos foram a Organização do Trabalho e o Reconhecimento e Crescimento Profissional, sendo necessário atuar no sentido de implantar melhorias visando a promoção da QVT. O fator avaliado mais positivamente, foi Condições de Trabalho e Relações Socioprofissionais de Trabalho. A pesquisa contribuiu para o órgão conhecer e poder atuar sobre as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho, visando a prevenção de agravos à saúde e à promoção da QVT.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.