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Título: Produtos verdes e educação ambiental : um estudo sobre produtos para cuidado pessoal divulgados no Instagram
Autor(es): Rodrigues, Nathalia Chagas
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Educação ambiental
Marketing ecológico
Data de apresentação: 8-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: RODRIGUES, Nathalia Chagas. Produtos verdes e educação ambiental: um estudo sobre produtos para cuidado pessoal divulgados no Instagram. 2023. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O marketing verde precisa convencer o consumidor da compra, mas por vezes ele também precisa educar o consumidor de maneira com que ele passe a entender a diferença que um produto verde faz e o valor que ele entrega. Este estudo teve como objetivo principal identificar e compreender quais são os impactos que a presença de uma mensagem educativa, semelhante a uma Educação Ambiental, nas propagandas de um produto verde de cuidado pessoal para o consumidor que entra em contato com essas propagandas. Principiando na análise qualitativa das postagens de uma marca de produtos verdes de cuidado pessoal na rede social Instagram, por meio de observação e análise dos textos vinculados. Passando pela análise das falas dos consumidores que entram em contato com essa marca, estudados por intermédio de entrevista. Essas entrevistas visando entender qual foi na receptividade deles em relação às postagens da marca. Por último, foi realizado experimento entre indivíduos com a variável independente e manipulada semelhante a uma Educação Ambiental, uma mensagem informativa dentro de uma propaganda criada. O objetivo do experimento, especificamente, foi entender a influência da mensagem na decisão de compra. Produtos de cuidado pessoal foram selecionados como base de estudo por serem frequentemente usados, sendo o shampoo o maior foco, já a marca foi escolhida por ser referência nessa área. Para a análise utilizou-se o software Iramuteq e a Classificação Hierárquica Descendente para encontrar classes que caracterizam o que a empresa posta e em seguida comparar isso com opinião dos entrevistados, por meio de uma análise de conteúdo. Ao fim dessas etapas julgou-se se havia ou não uma educação sendo realizada por parte da marca, os resultados encontrados e interpretados sugerem que há sim uma relação entre o Marketing Verde e a Educação Ambiental. Ressalta-se que mesmo que a empresa esteja apenas fornecendo mensagens de conscientização com o objetivo de venda, não se tira o mérito de seu papel educativo para aqueles que entram em contato com tais mensagens que não passaram despercebidas por aqueles consumidores que foram entrevistados. A educação do consumidor pode até estar presente, observou-se que respondentes prezam por essa mensagem, mas que, a princípio, ela não parece ter força para impactar a decisão de compra. Outros fatores como o nível de escolaridade e o conhecimento anterior sobre a temática ambiental e de consumo consciente, também podem ter influenciado as escolhas no experimento.
Abstract: Green marketing needs to convince the consumer to buy it, but sometimes it also needs to educate the consumer so that they understand the difference a green product makes and the value it delivers. The main objective of this study was to identify and understand the impacts that the presence of an educational message, similar to Environmental Education, has on advertisements for a green personal care product for consumers who come into contact with these advertisements. Qualitative analysis of posts by a brand of green personal care products on Instagram, through observation and analysis of linked texts. Going through the analysis of the speeches of consumers who come into contact with this brand, studied through interviews. These interviews aimed to understand what was their receptivity in relation to the brand's posts. Finally, an experiment was carried out among individuals with the independent and manipulated variable similar to an Environmental Education, an informative message within a created advertisement. The objective of the experiment, specifically, was to understand the influence of the message on the purchase decision. Personal care products were selected as the basis for the study because they are frequently used, shampoo being the main focus. Since the brand was chosen because it is a reference in this area. For the analysis, the Iramuteq software and the Descending Hierarchical Classification were used to find classes that characterize what the company posts and then compare this with the opinion of the interviewees, through a content analysis. At the end of these stages, it was judged whether or not there was an education being carried out by the brand, the results found and interpreted suggest that there is indeed a relationship between Green Marketing and Environmental Education. It should be noted that even if the company is only providing awareness messages with the aim of selling, it does not take away the merit of its educational role for those who come into contact with such messages that did not go unnoticed by those consumers who were interviewed. Consumer education may even be present, it was observed that respondents value this message, but that, at first, it does not seem to have the strength to impact the purchase decision. Other factors, such as education level and previous knowledge about environmental issues and conscious consumption, may also have influenced the choices made in the experiment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2023.
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