Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RafaelCabralCouto_tcc.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Business model canvas : aplicação da metodologia em uma clínica médica do Distrito Federal
Autor(es): Couto, Rafael Cabral
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Modelo de negócios
Empreendedorismo
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: COUTO, Rafael Cabral. Business model canvas: aplicação da metodologia em uma clínica médica do Distrito Federal. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de aplicação da ferramenta de diagnóstico de modelo de negócios, Business Model Canvas, bem como os seus resultados em uma clínica médica do Distrito Federal. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e aplicada de abordagem qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa-ação, cujo objetivo é diagnosticar, afeiçoar problemas e encontrar soluções. A ferramenta escolhida foi o Business Model Canvas e a pesquisa foi aplicada em uma clínica médica do Distrito Federal. Os principais resultados apontam que o uso da ferramenta Business Model Canvas é simples, mas requer a ajuda de um especialista. Dessa forma, é necessário que o administrador se prepare para realizar uma explicação prévia para uma aplicação mais fluida da ferramenta. Ou seja, a pesquisa constatou que a aplicação dessa ferramenta se mostra simples e efetiva sob a supervisão de um administrador pois propicia uma reflexão sobre o modelo de negócio que gera proposições de possíveis melhorias sob a perspectiva dos clientes. Por fim, foram feitas algumas sugestões de melhoria no modelo de negócio como aumento da rede de parceiros e mudanças nos processos financeiros e de marketing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.