Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PaulaBigognoChavesVaz_tcc.pdf570,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dinâmica do mercado editorial independente : uma análise a partir do mix de marketing
Autor(es): Vaz, Paula Bigogno Chaves
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Mercado editorial
Marketing - estratégias
Livros
Data de apresentação: 7-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: VAZ, Paula Bigogno Chaves. A dinâmica do mercado editorial independente: uma análise a partir do mix de marketing. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mercado editorial brasileiro é um dos setores que, da mesma forma que outros considerados tradicionais, tem sofrido alterações. A principal mudança observada neste mercado talvez tenha sido a entrada de novos atores, que atuam de forma diferenciada e chegaram a alterar a classificação do mercado editorial entre mercado tradicional e mercado independente. De modo a compreender a atuação desses novos participantes, o objetivo neste trabalho foi descrever a dinâmica do mercado editorial independente, com especial atenção ao mix de marketing, representado por preço, praça, produto e promoção. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores deste mercado, o que permitiu a coleta de suas percepções sobre o tema. Dentre os 23 participantes entrevistados, encontramse autores, editoras, assessorias literárias, leitores críticos e consultores editoriais do mercado independente. Assim, foi possível fazer comparações entre a cadeia editorial convencional e a praticada pelos independentes. O trabalho também apresenta as principais vantagens e desvantagens de participar deste mercado como um membro independente, comparando com o cenário que se encontra no cenário editorial tradicional. Dentre os resultados encontrados, os principais associados ao produto foram o maior consumo de livros em formato digital, e a questão da dificuldade em se atender aos padrões de qualidade no mercado independente. Já em relação ao preço, foi possível constatar que os custos são maiores no mercado independente do que no tradicional, principalmente considerando o alto custo com a impressão de baixa tiragem. No que se refere à praça, percebeu-se uma preferência por canais próprios e marketplaces para a distribuição dos livros, além do maior uso de e-readers e a presença da pirataria no ramo. Também realizou-se a construção da cadeia editorial independente. Por fim, a divulgação dos livros com o auxílio de comunidades literárias e o relacionamento mais próximo com o leitor foram resultados atrelados à promoção. Além desses pontos, também foram questionadas as características que unificam os membros que se denominam como "independentes" e como eles se divergem dos agentes das grandes corporações editoriais presentes no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.