Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NicoleHeringerMegiorin_tcc.pdf869,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clubes de futebol como uma marca análise comparativa entre torcedores de times brasileiros e internacionais
Autor(es): Megiorin, Nicole Heringer
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Futebol
Clubes de futebol
Marca
Data de apresentação: 8-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: MEGIORIN, Nicole Heringer. Clubes de futebol como uma marca análise comparativa entre torcedores de times brasileiros e internacionais. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e que atrai, além de muitos torcedores, muitos consumidores. Com o avanço da globalização, os torcedores puderam ter contato com clubes e torneios de futebol do mundo todo, tendo a possibilidade até de torcerem para outros times, de fora do Brasil e, assim, consumirem outras marcas. Por isso, os clubes de futebol têm investido não só em serem clubes, mas serem, também, marcas. Assim, o objetivo do trabalho foi comparar a percepção de torcedores de times brasileiros e internacionais a respeito dos atributos da marca de seus respectivos clubes. Para essa pesquisa, foi usada uma abordagem de levantamento ou survey, a partir de um questionário online. Por meio de uma amostragem não probabilística por conveniência, obteve-se uma amostra total de 315 torcedores que moram no Brasil, sendo 223 torcedores de times brasileiros e 92 de times internacionais Como resultado, foi possível observar que os torcedores de times brasileiros percebem seus times de uma forma mais positiva do que os torcedores de times internacionais nos seguintes atributos: a relação entre desempenho em campo e apreço pelo time, a beleza dos símbolos (escudo e uniforme), a tradição e a aceitação do grupo. Já os torcedores de times internacionais avaliaram de forma mais positiva que os torcedores de times brasileiros os atributos: a presença de jogadores considerados “craques”, bons elencos, a presença de treinadores bons e conhecidos, a administração do time, a infraestrutura para atividades e os sentimentos trazidos pelos jogos. De forma geral, percebeu-se que os torcedores possuem avaliações positivas sobre alguns itens da marca, porém ainda há espaço para que os dirigentes reforcem outros itens ou melhorem a associação de marcas na mente dos consumidores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.