Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Capilla, María Carolina Calvo | - |
dc.contributor.author | Santos, Flávia Souza dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Flávia Souza dos. Os benefícios de aprender espanhol na terceira idade: experiências de alunas do UnB Idiomas. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a aprendizagem da língua espanhola na terceira idade a partir
de relatos de alunas idosas. A pesquisa teve como objetivo principal, analisar os possíveis
benefícios de aprender espanhol na terceira idade por meio dos seguintes objetivos
específicos: identificar a relação dos alunos da terceira idade com a língua espanhola,
examinar se o convívio social tem beneficiado a vida desses alunos, investigar como a
aquisição de um novo idioma pode ajudar na memória e na autoestima e propor uma reflexão
sobre a importância da aprendizagem da língua espanhola na velhice. Buscamos entender os
motivos que conduziram os idosos a aprender espanhol, as relações estabelecidas e as
melhoras cognitivas e sociais observadas. Metodologicamente, esta pesquisa se enquadra
dentro dos procedimentos dos estudos de caso com enfoque narrativo (CLANDININ,
CONNELLY, 2015; OSLE 2020). Assim, para a coleta de dados realizamos entrevistas
narrativas semiestruturadas e a observação de aulas remotas. Este trabalho aborda a
experiência de 5 alunas com idades entre 58 e 76 anos, matriculadas no curso de espanhol
básico 01 oferecido pelo UnB Idiomas da Universidade de Brasília. Concluímos que as
aprendizes atingiram resultados satisfatórios no estudo da língua espanhola e que a
aprendizagem do novo idioma nesta fase da vida contribui para a socialização e a autoestima,
e auxilia na preservação da memória. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | UnB Idiomas | pt_BR |
dc.title | Os benefícios de aprender espanhol na terceira idade : experiências de alunas do UnB Idiomas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T15:34:38Z | - |
dc.date.available | 2023-09-01T15:34:38Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35716 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente trabajo versa sobre el aprendizaje de la lengua española en la tercera edad a partir
de relatos de alumnas de este público. La investigación tuvo como objetivo principal, analizar
los posibles beneficios de aprender español en la tercera edad por medio de los siguientes
objetivos específicos: identificar la relación de los alumnos de la tercera edad con la lengua
española; examinar si la interacción social ha beneficiado la vida de estos estudiantes;
investigar como la adquisición de un nuevo idioma puede ayudar al desarrollo de la memoria
y la autoestima; y, finalmente, proponer una reflexión acerca de la importancia del aprendizaje
de la lengua española en la vejez. Buscamos entender los motivos que llevaron a estas
personas a aprender español, las relaciones establecidas y las mejoras cognitivas y sociales
observadas. En cuanto a la metodología, esta investigación se encuadra dentro de los
procedimientos de los estudios de caso con enfoque narrativo (CLANDININ, CONNELLY,
2015; OSLE 2020). Así, para colectar los datos realizamos entrevistas semiestructuradas y
observación de las clases remotas. Este trabajo aborda la experiencia de alumnas con edades
entre 58 y 76 años, inscritas en el curso de español básico 01 ofrecido por el proyecto UnB
Idiomas de la Universidad de Brasilia. Concluimos que las aprendices lograron resultados
satisfactorios en el estudio de la lengua española y que el aprendizaje de un nuevo idioma en
esta fase de la vida contribuye a la socialización y la autoestima, y auxilia en la preservación
de la memoria. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|