Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseAlbertodeCarvalhoRibeiroJunior.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Seleção de projetos de pesquisa & desenvolvimento : estudo de caso na Eletrobrás Eletronorte
Autor(es): Ribeiro Junior, José Alberto de Carvalho
Orientador(es): Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Administração de projetos
Desenvolvimento organizacional
Pesquisa e desenvolvimento
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: RIBEIRO JUNIOR, José Alberto de Carvalho. Seleção de projetos de pesquisa & desenvolvimento: estudo de caso na Eletrobrás Eletronorte. 2011. 122 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como é realizado o processo de seleção dos projetos de pesquisa & desenvolvimento na empresa Eletrobrás Eletronorte. Para atingir esse objetivo foi realizada em um primeiro momento uma pesquisa exploratória onde foram abordados assuntos como a inovação, pesquisa & desenvolvimento e o gerenciamento de portfólio de projetos de P&D. Após essa pesquisa inicial foi realizado um estudo de caso na Gerência dos Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento – OIEP, na Eletrobrás Eletronorte, para entender como o processo de seleção de projetos de P&D, e gerenciamento de portfólio são realizados pela empresa. Com a posse dessas informações foi possível comparar através da categorização a teoria com a prática realizada pela empresa. Verificou-se que a Eletrobrás Eletronorte aplica uma série de técnicas e metodologias, sugeridas pelos autores, para avaliar as propostas de projetos de P&D, para maximizar o valor do portfólio de projetos, para manter o equilíbrio entre os projetos e também para possuir um rol de projetos alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons