Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoVitorSilvaMelo_tcc.pdf945,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise exploratória dos dados de reclamações do setor de aviação civil entre os anos de 2019 a 2021 : uma aplicação da linguagem de programação Python
Autor(es): Melo, João Vitor da Silva
Orientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Pandemia
Linguagem de programação - Python
Consumidores - satisfação
Aviação civil
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: MELO, João Vitor da Silva. Análise exploratória dos dados de reclamações do setor de aviação civil entre os anos de 2019 a 2021: uma aplicação da linguagem de programação Python. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Compreender as reclamações dos consumidores constitui relevante fonte de informações para as empresas e órgãos reguladores. Este trabalho objetiva efetuar uma análise exploratória para extrair e modelar os dados de reclamações dos consumidores do setor de aviação civil, referente aos anos de 2019 à 2021, registradas na plataforma Consumidor.gov e disponibilizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) gerando informações úteis aos stakeholders. Utilizando como ferramenta a linguagem de Programação Python e métodos de estatística descritiva, o trabalho busca desenvolver um artefato eficiente e capaz de gerar informações úteis à tomada de decisão. A metodologia utilizada é a de Design Science e o período de análise coincide com o da pandemia do coronavírus em que o setor de aviação foi fortemente impactado. Portanto, investigou-se os possíveis efeitos da crise de Covid-19 nas reclamações. As análises realizadas permitiram maior entendimento sobre as características dos dados e demonstraram que o Python é uma ferramenta útil na análise exploratória de dados.
Abstract: The understanding of consumer complaints is an important source of information for companies and regulatory agencies. This work aims to realize an exploratory analyze to extract and model data about the consumers complaints civil aviation sector, referring to the years 2019 to 2021, registered on the Consumidor.gov platform and made available by the National Civil Aviation Agency (ANAC), generating useful information to stakeholders. Using Python programming language and descriptive statistics methods, this work seeks to develop an efficient artifact capable of generating useful information for the decision making. The methodology used is Design Science and the period of analysis match the coronavirus pandemic which the aviation sector was strongly. Therefore, this work investigated possible effects of the Covid-19 crisis on claims. The analyzes performed using Python allowed a greater understanding of the data characteristics and generated insights about the sector's complaints.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.