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dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorVilanova, Marcus Vinicius Fernandes-
dc.identifier.citationVILANOVA, Marcus Vinicius Fernandes. Atributos de produtos em propagandas de fastfood: a percepção do consumidor. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA partir da necessidade básica de alimentação dos seres humanos, as organizações oferecem soluções para satisfação dessa necessidade dentro e fora de casa. Uma dessas opções é o tipo de alimento denominado de fast-food. As empresas desse setor, para promover a diferenciação de seus produtos, utilizam-se de propagandas, às quais os consumidores estão suscetíveis. Assim, o objetivo neste trabalho foi descrever a percepção dos consumidores sobre os atributos de produtos veiculados nas propagandas do segmento de fast-food. A abordagem metodológica utilizada foi o levantamento e a amostra final foi de 120 pessoas. O método de coleta de dados foi o questionário online, no qual era exibida uma propaganda de fast-food seguida de perguntas para a avaliação dos atributos presentes ou não na propaganda. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas e do teste do quiquadrado. Os participantes relataram que os vídeos traziam, de forma clara, informações sobre o nome e tipo do produto e sobre a marca/logotipo da empresa, porém não traziam informações nutricionais, advertências sobre o consumo excessivo de substâncias presentes no produto e de alimentos em geral, não mencionavam ou consideravam a importância de uma alimentação balanceada e não retratavam, de forma fiel, o produto a ser comercializado, em termos de tamanho e conteúdo. Em síntese, as propagandas demonstraram uma grande incidência de informações sobre o produto e a marca da anunciante, em detrimento das informações sobre aspectos nutricionais. Entende-se que isso pode indicar uma omissão proposital de certos atributos dos produtos, considerando o interesse do segmento de fast-food. Nesse sentido, destaca-se o papel do público adulto no auxílio aos grupos mais vulneráveis à publicidade e a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa por parte dos órgãos reguladores, para assegurar a veiculação das informações e subsídios necessários à decisão de consumo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFast-foodpt_BR
dc.subject.keywordPropagandapt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAtributos de produtos em propagandas de fastfood : a percepção do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T12:38:39Z-
dc.date.available2023-09-01T12:38:39Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35703-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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