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Título: Influência das características de postagens e de influenciadores digitais no patrocínio de marcas nas redes sociais Instagram e TikTok
Autor(es): Brandão, Heloisa Lopes Alves
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Redes sociais on-line
Influenciadores digitais
Marketing - estratégias
Marketing digital
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: BRANDÃO, Heloisa Lopes Alves. Influência das características de postagens e de influenciadores digitais no patrocínio de marcas nas redes sociais Instagram e TikTok. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os profissionais de marketing usam o patrocínio de postagem com influenciadores digitais com a intenção de alcançar e estreitar o relacionamento com seu público-alvo, porém sem ter muitos parâmetros sobre o quanto o patrocínio agrega ao influenciador. Muitos estudos investigam quais fatores são determinantes nas chances do influenciador ter uma postagem patrocinada, porém não observam as características de postagens e as características dos influenciadores sobre os aspectos relacionados ao patrocínio de marcas. Assim, o presente estudo investiga a influência dessas características nesses aspectos. A pesquisa utiliza-se do método indutivo, tem delineamento quase-experimental, longitudinal, com dados desbalanceados em painel, realizada a partir de dados públicos extraídos de postagens do Instagram e TikTok. Os resultados demonstraram que as características de influenciadores digitais são as variáveis que mais impactam os aspectos relacionados ao patrocínio, que os influenciadores com menos seguidores têm publicizado mais marcas, bem como demonstrou quais tipos de influenciadores promoveram mais variedades de campanhas e apresentaram maiores níveis de profissionalização em promoção de marcas. Assim, a pesquisa corrobora com estudos recentes sobre a relevância dos nano influenciadores na parceria com marcas, como também acrescenta à base de conhecimentos ao verificar os efeitos do engajamento, gênero, porte, segmento, tipo de mídia, tipo de conteúdo e escolha da rede social na relação entre marcas e influenciadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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