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dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorAraújo, Gustavo Henrique da Costa Santos-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gustavo Henrique da Costa Santos. Teletrabalho e liderança: O que pensam os estudantes de administração sobre as competências gerenciais necessárias? 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia causada pela covid-19 serviu como catabolizador para mudanças no mundo corporativo. Subitamente, trabalhadores e gestores que estavam acostumados à presencialidade se tornaram teletrabalhadores e necessitaram aprimorar diversos conhecimentos, habilidades e atitudes visando dar continuidade ao trabalho. Ocupantes de cargo de gestão foram diretamente afetados, dado que tiveram, adicionalmente, que aprimorar o repertório de competências gerenciais a fim de gerir a equipe em um arranjo mais flexível de trabalho, no qual o colaborador não se encontra dentro do espaço físico do escritório. Nesse contexto, faz-se necessário compreender as competências gerenciais necessárias para arranjos remotos de trabalho. Esta pesquisa objetivou identificar a crença de estudantes de administração, quanto ao trabalho remoto e as competências gerenciais necessárias voltadas para a gestão de equipes remotas. Um total de 32 alunos de Administração respondeu a um questionário com perguntas abertas e itens fechados. Utilizou-se técnicas de análise de conteúdo e análises estatísticas descritivas para analisar os dados. Como resultado, tem-se que graduandos em administração possuem, no geral, boas crenças e expectativas quanto ao teletrabalho e entendem que as competências sobre comunicação e de envolvimento são relevantes para realizar uma boa gestão de equipes remotas, sobretudo quando pensado que é por meio da comunicação que o gestor exercerá sua liderança. Os pontos que parecem moderadamente desafiadores, segundo as crenças dos respondentes, dizem respeito justamente ao isolamento, à comunicação e ao envolvimento dos teletrabalhadores. Em termos práticos, a presente pesquisa revela competências gerenciais comunicacionais e de envolvimento, apresentando algumas ações necessárias aos líderes para gerirem suas equipes em teletrabalho e desvela a necessidade de revisão do plano polítido pedagógico do curso de Administração de Empresas da Universidade de Brasília, visando maior contato de estudantes de administração com a temática logo nas primeiras disciplinas do curso, além do aprofundamento na disciplina de Comportamento Organizacional do tema de liderança e seu aspecto multifacetado. Ademais, ainda que incipientemente, antecipa a discussão do tema sobre as aptidões e habilidades necessárias aos líderes, considerando os avanços tecnológicos do mercado em direção à indústria 5.0, fornecendo insumos para melhor preparar os discentes para a realidade e desafios das organizações em futuro não distante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho remotopt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Administraçãopt_BR
dc.titleTeletrabalho e liderança : o que pensam os estudantes de administração sobre as competências gerenciais necessárias?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T14:04:02Z-
dc.date.available2023-08-31T14:04:02Z-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35686-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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