Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GuilhermeDeSiqueiraScattone_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise atualizada da exportação brasileira de soja para a China e o crescimento do agronegócio no estado do Tocantins
Autor(es): Scattone, Guilherme de Siqueira
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Soja - comércio
Exportação
Agronegócios - comércio exterior
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: SCATTONE, Guilherme de Siqueira. Análise atualizada da exportação brasileira de soja para a China e o crescimento do agronegócio no estado do Tocantins. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estado do Tocantins possui seus aspectos históricos e econômicos com a liderança de atividades do Agronegócio e, atualmente na produção de soja, atendendo à forte demanda de exportação para a China. O objetivo do estudo é analisar o conjunto de variáveis do comércio externo da soja no Tocantins, fundamentado no resultado e cenário nacional da commodity, com a perspectiva da demanda na ampliação do comércio brasileiro e tocantinense, sendo assim mantida a liderança global brasileira e no estado. Com a pesquisa de dados secundários foi possível analisar a tendência dos resultados e avaliar a importância para a economia, bem como a contribuição de valor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do estado e o país. O estudo permitiu destacar a dependência econômica do estado e nos resultados nacionais, projetando um cenário futuro com a continuidade do aumento da demanda pela leguminosa e a evolução dos resultados, como atividade econômica estruturante para o agronegócio regional, assim como para os demais estados produtores, oferecendo oportunidades de ampliação para outras commodities agrícolas. A importância de participação econômica da produção da soja permitiu identificar oportunidades, trazendo subsídios sobre políticas públicas e investimentos no agronegócio com a necessária produção sustentável.
Abstract: The state of Tocantins has its historical and economic aspects with the leadership of Agribusiness activities and, currently in the production of soy, meeting the strong demand for export to China. The objective of the study is to analyze the set of variables of the external trade of soybeans in Tocantins, based on the result and national scenario of the commodity, with the perspective of demand in the expansion of Brazilian and Tocantins trade, thus maintaining the global leadership in Brazil and in the state. With the secondary data research, it was possible to analyze the trend of the results and evaluate the importance for the economy, as well as the contribution of value in relation to the Gross Domestic Product (GDP) of the state and the country. The study made it possible to highlight the economic dependence of the state and on national results, projecting a future scenario with the continued increase in demand for the legume and the evolution of results, as a structuring economic activity for regional agribusiness, as well as for other producing states, offering expansion opportunities for other agricultural commodities. The importance of economic participation in soy production made it possible to identify opportunities, bringing subsidies on public policies and investments in agribusiness with the necessary sustainable production.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.