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dc.contributor.advisorFarias, Josivania Silva-
dc.contributor.authorVenturelli, Érica Monteiro Cavalcante-
dc.identifier.citationVENTURELLI, Érica Monteiro Cavalcante. Coprodução em serviços educacionais no contexto de pandemia: um estudo da perspectiva de familiares e responsáveis por estudantes da educação fundamental privada. 2023. 60 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm uma crise global, serviços essenciais como a educação não podem deixar de ser prestados. Contudo, em um cenário crítico, as escolas precisam se reinventar. Compreender que o papel dos pais e responsáveis pode ser mais ativo e isso é benéfico à prestação de serviço, e consequentemente, à escola, precisa estar na agenda das escolas particulares pós-pandemia de Covid-19. A coprodução é um caminho que, quando bem trilhado, pode interferir positivamente na satisfação e na qualidade do serviço prestado. Coproduzir é envolver atores externos à organização para que ambos possam vivenciar uma melhor experiência na prestaçao do serviço. Este estudo identificou como ocorre a coprodução, na visão de pais e responsáveis por estudantes do ensino fundamental de escolas particulares do Distrito Federal (DF) e verificou alguns reflexos da pandemia de Covid-19. Além disso, analisou se, após o retorno às atividades presenciais na escolas, pais e responsáveis da pesquisa se tornaram mais propensos à coprodução e se eles se sentiram mais satisfeitos com o serviço prestado durante o isolamento social. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário baseado em Soares e Farias (2019) e foram analisados pelos métodos estatísticos Coeficiente de Correlação de Pearson (R) e o indicador de confiabilidade da escala foi o Alpha de Cronbach. No contexto das escolas particulares, foi levantado o perfil coprodutor e verificou-se que pais e responsáveis têm expectativas altas em relação ao nível de escolaridade do estudante e que as famílias mantém hábitos que envolvem a leitura e o esporte. Em relação às escolas, na visão dos pais, os incentivos à coprodução ainda são tímidos e mais relacionados ao desempenho do estudante. Este estudo identificou que após a pandemia, os pais não se sentem muito dispostos a participar mais da rotina escolar, porém pretendem, no futuro, dedicar mais horas auxiliando os estudantes na rotina escolar. Também, verificou-se uma forte correlação positiva entre com comportamento de coprodução e os hábitos dos responsáveis com o incentivo por parte ds escolas para a coprodução, ou seja, quanto mais as escolas incentivam à coprodução, mais os pais e responsáveis coproduzem. Outro ponto importante verificado é que indivíduos que já tinham um perfil coprodutor, continuaram coproduzindo durante a pandemia de Covid-19. Esta pesquisa contribui para ampliar a discussão sobre coprodução na esfera privada, até mesmo para que se possa comparar com os diversos estudos sobre coprodução de serviços públicos, bem como apresenta frutíferas análises sobre coprodução, propensão à coprodução e satisfação. Por fim, o levantamento permitiu conhecer mais sobre o perfil coprodutor de pais e responsáveis por estudantes do ensino fundamental privado do Distrito Federal e reunindo informações úteis para estudos futuros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolas particularespt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleCoprodução em serviços educacionais no contexto de pandemia : um estudo da perspectiva de familiares e responsáveis por estudantes da educação fundamental privadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T12:41:17Z-
dc.date.available2023-08-31T12:41:17Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35681-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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