Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CeciSalesDePaula_tcc.pdf978,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Criatividade sistêmica em pequenos negócios : características de soluções criativas e disruptivas construídas por empreendedores do Distrito Federal na pandemia da COVID-19
Autor(es): Paula, Ceci Sales de
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Pandemia
Empreendedorismo
Micro e pequenas empresas
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: PAULA, Ceci Sales de. Criatividade sistêmica em pequenos negócios: características de soluções criativas e disruptivas construídas por empreendedores do Distrito Federal na pandemia da COVID-19. 2023. 76 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi identificar as características das soluções criativas sistêmicas e disruptivas desenvolvidas por empreendedores do ramo de bebidas no Distrito Federal, no contexto da pandemia de COVID-19. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis empreendedores que atuam nesse ramo, buscando compreender como eles se adaptaram e inovaram em suas empresas durante a pandemia. A metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas por meio do software Atlas.ti. A análise das entrevistas permitiu a identificação de categorias relacionadas aos impactos da pandemia, sentimentos de medo e esperança, meios digitais, criatividade, inovação, motivação e auxílio para micro e pequenas empresas. Os resultados indicam que os empreendedores entrevistados utilizaram diferentes estratégias criativas para se adaptar ao contexto da pandemia, tais como a criação de novos produtos, a adoção de tecnologias digitais e a realização de parcerias estratégicas. Além disso, a pesquisa apontou a importância da análise sistêmica da criatividade como meio de identificação de soluções inovadoras, que levam em consideração não apenas o indivíduo, mas também o contexto em que ele está inserido. Por fim, as conclusões da pesquisa destacam a relevância da criatividade e da inovação para a sobrevivência e prosperidade dos negócios em tempos de crise, bem como a importância do apoio institucional, especialmente para as micro e pequenas empresas, que enfrentam maiores dificuldades. Além disso, os resultados apontam para a necessidade de novas pesquisas que possam explorar outras perspectivas e setores, a fim de ampliar a compreensão das soluções criativas em tempos de crise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.