Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeitorSilveiraGiuliani_tcc.pdf912,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A vivência LGBTQIA+ em uma empresa do setor automotivo do Distrito Federal
Autor(es): Giuliani, Heitor Silveira
Orientador(es): Neiva, Pedro Robson Pereira
Assunto: LGBTQIAP+
Homossexualidade
Discriminação de sexo no emprego
Data de apresentação: 31-Jan-2023
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: GIULIANI, Heitor Silveira. A vivência LGBTQIA+ em uma empresa do setor automotivo do Distrito Federal. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho buscou descrever e analisar as experiências de pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho, a partir do discurso de uma amostra de funcionários e das ações adotadas por uma empresa do setor automotivo do Distrito Federal no combate ao preconceito e no incentivo à inclusão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com funcionários que se identificam como parte do grupo LGBTQIA+. O roteiro de entrevista levou em consideração a expressão da sexualidade dos participantes no ambiente de trabalho, suas relações sociais com pares e superiores e a identificação de discursos e práticas da empresa relacionados à promoção da diversidade. Os resultados apontam que o preconceito presente na sociedade em geral se reflete dentro dos limites da organização, manifestando-se na forma de piadas e comportamentos discriminatórios, que levam o indivíduo à inibição de suas relações com colegas, ao questionamento de suas competências e à perda de oportunidades profissionais. Apesar disso, a empresa não demonstra preocupação em estabelecer ações e políticas organizacionais pautadas na diversidade sexual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.