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Título: Paradiplomacia como agente de políticas públicas e instrumento para a consolidação de soft power : o caso da parceria Reino Unido-Brasil para aprendizagem do inglês no ensino fundamental
Autor(es): Torelly, Amanda Oliveira Peres
Orientador(es): Manzur, Tânia Maria Pechir Gomes
Assunto: Paradiplomacia
Relações bilaterais Brasil-Reino Unido
Políticas públicas
Soft power
Data de apresentação: 5-Jul-2023
Data de publicação: 30-Ago-2023
Referência: TORELLY, Amanda Oliveira Peres. Paradiplomacia como agente de políticas públicas e instrumento para a consolidação de soft power: o caso da parceria Reino Unido-Brasil para aprendizagem do inglês no ensino fundamental. 2023. 122 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o advento da globalização a paradiplomacia tem se tornado um fenômeno cada vez mais comum no Brasil, tendo em conta a maior pluralização da arena internacional que passa a incorporar atores não tradicionais nas atividades de política externa a nível subnacional. Diante disso, buscou-se comprovar se a paradiplomacia tem sido de fato sido instrumento promotor de desenvolvimento no País e para tal, analisou-se estudo de caso acerca de uma iniciativa paradiplomática empreendida entre o Reino Unido e agentes subnacionais brasileiros, o programa Skills por Prosperity. Postulando-se a ideia de que essa atividade paradiplomática tem-se mostrado como instrumento de promoção e melhoria de políticas públicas de ensino de língua estrangeira no Brasil, referentes ao ensino do inglês no Ensino Fundamental II. Tendo sido comprovado por intermédio da análise dados acerca do impacto do referido programa, que ele por sua vez contribui para otimização das políticas públicas existentes, atuando na democratização do acesso ao ensino de qualidade, na capacitação de jovens e de professores, ao mesmo tempo que beneficia o país aplicador do programa, ao fortalecer seu soft power no Brasil.
Abstract: With the advent of globalization, paradiplomacy has become an increasingly common phenomenon in Brazil, considering the greater pluralization of the international arena that now incorporates non-traditional actors in subnational-level foreign policy activities. In light of this, the aim of this study was to verify whether paradiplomacy has indeed been a promoter of development in the country. To accomplish this, a case study of a paradiplomatic initiative undertaken between the United Kingdom and Brazilian subnational agents, known as the Skills for Prosperity program was analyzed. The hypothesis posited in this research is that this paradiplomatic activity has proven to be an instrument for the promotion and improvement of foreign language education policies in Brazil, specifically regarding English language teaching in the lower secondary education level. Through the analysis of data on the impact of the aforementioned program, it has been demonstrated that it contributes to the optimization of existing public policies, fostering the democratization of access to a quality education, as well as the training of young individuals and teachers. Simultaneously, it benefits the implementing country by strengthening its soft power in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2023.
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