Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielGoncalvesPassos.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo da eficiência do sistema de filas de uma agência da Caixa Econômica Federal
Autor(es): Passos, Daniel Gonçalves
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Teoria das filas
Bancos
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: PASSOS, Daniel Gonçalves. Um estudo da eficiência do sistema de filas de uma agência da Caixa Econômica Federal. 2011. 92 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo trata de uma situação vivenciada em diversos momentos do cotidiano – a fila de espera – e seu impacto na vida das pessoas e nos resultados das empresas. A pesquisa aborda a importância do estudo das filas em um setor que fatura mais de 40 bilhões de reais por ano, o setor bancário. Responsável, ainda, por grande número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. A pesquisa se desenvolve em uma agência da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, a fim de verificar se o sistema de filas instalado é suficiente para atender à demanda dos clientes, bem como atendê-los dentro do limite de tempo estabelecido pala Lei Distrital Nº 2.547/2000, conhecida como Lei das Filas. Para o alcance dos objetivos foram utilizadas as fórmulas analíticas da Teoria das Filas. A conclusão do estudo deu-se por meio da utilização do software de simulação ARENA, que possibilitou a análise de diferentes cenários do modelo. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de um estudo prévio da demanda por serviços antes da instalação da bateria de caixas, contudo, a alta rotatividade de empregados e, consequentemente, de caixas, dificulta a coleta de dados precisos. Por fim, este estudo serve como incentivo à pesquisa nos diversos setores dos bancos, de forma a quantificar corretamente a mão de obra necessária para o atendimento de qualidade aos clientes, afastando a possibilidade de sofrerem sanções tais como multas ou o próprio fechamento das agências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons