Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianeVianaDosSantos_tcc.pdf413,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sociedades de crédito direto : uma análise sobre a participação das operações de crédito nos ativos em dezembro de 2021 e em junho de 2022
Autor(es): Santos, Mariane Viana dos
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Sociedades de crédito e financiamento
Fintech
Operações de crédito
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 30-Ago-2023
Referência: SANTOS, Mariane Viana dos. Sociedades de crédito direto: uma análise sobre a participação das operações de crédito nos ativos em dezembro de 2021 e em junho de 2022. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi analisar a participação das operações de crédito nos ativos das Sociedades de Crédito Direto - SCD, em dezembro de 2021 e em junho de 2022. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Obteve-se amostra não probabilística de 24 SCD no Relatório IF.Data, disponibilizado publicamente pelo Banco Central do Brasil. Os dados coletados foram obtidos nas datas-base de dezembro de 2021 e de junho de 2022. Para cada SCD e em cada data-base foram mensurados dois indicadores econômico-financeiros de liquidez baseados na literatura: 1. participação das operações de crédito no ativo circulante e realizável a longo prazo (OP/ACRLP); 2. participação das operações de crédito no ativo total (OP/AT). As análises consideraram o exame dessas participações considerando diferentes datas-base e a quantidade de clientes ativos. Para tratamento dos dados empregaram-se análises descritiva e inferencial, com o uso do Teste de Shapiro-Wilk, Teste t, Teste de Levene e Correlação de Spearman. Os resultados da análise descritiva evidenciaram, para o indicador OP/ACRLP, os percentuais médios de 41,59% em dezembro de 2021 e 54,26% em junho de 2022. Para o indicador OP/AT, os percentuais médios foram 36,27% em dezembro de 2021 e 46,25% em junho de 2022. Desse modo, considerando a análise descritiva, verificou-se indícios de diferenças entre a participação das operações de crédito nos ativos da amostra. A análise inferencial permitiu verificar diferenças significativas na participação média das operações de crédito nos ativos da amostra entre as duas datas-base, com predomínio em junho de 2022. Não houve associação entre os referidos indicadores e a quantidade de clientes nas duas datas-base. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para reflexões de acadêmicos, de reguladores, de usuários e de clientes interessados no entendimento dos indicadores de liquidez de SCDs, bem como para o estudo da participação das operações de crédito nos ativos de fintechs de crédito atuantes no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.