Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlexsanderVieiraAndrade_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de estoques de vacinas do Ministério da Saúde durante o enfrentamento da COVID-19
Autor(es): Andrade, Alexsander Vieira
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Covid-19
Pandemia
Gestão de estoque
Estoque
Vacinas
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 30-Ago-2023
Referência: ANDRADE, Alexsander Vieira. A gestão de estoques de vacinas do Ministério da Saúde durante o enfrentamento da COVID-19. 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pandemia do coronavírus atingiu praticamente o mundo todo e fez diversos setores da sociedade a se adaptar a essa nova situação. A vacina é a medida mais rápida, efetiva e com custo-benefício a curto prazo para lidar com essa doença. No Brasil as vacinas são administradas pelo Ministério da Saúde (MS), contudo houve diversos problemas na logística desse imunizante, custando alto para os cofres públicos, como também, as vidas de muitas pessoas que não conseguiram se vacinar e que foram noticiadas diariamente pela mídia. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar os principais desafios da gestão de estoques de vacinas do Ministério da Saúde frente à pandemia de COVID-19. Foi aplicada a análise qualitativa, possuindo como coleta de dados o roteiro de entrevista semiestruturada que teve como finalidade coletar as percepções dos servidores do MS que atuaram diretamente na gestão de estoques de imunizantes acerca dos problemas enfrentados durante a pandemia. Os resultados encontrados foram que a instância nacional (MS) não teve quase nenhum problema na gestão de estoques de imunizantes, o problema começa a partir das instâncias estaduais, na qual já falta a rastreabilidade das vacinas, bem como, outros problemas internos e externos que atinge diretamente ou indiretamente a gestão de estoques de vacinas. As contribuições desse estudo é poder sintetizar os principais problemas enfrentados durante a pandemia, bem como, os períodos normais, trazendo sugestões de melhorias. Dessa forma, para que na próxima pandemia, o MS esteja efetivamente preparado e consiga minimizar as perdas das vacinas e impedir as perdas de vidas ocasionadas pela falta das vacinas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.