Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelaNaomiTakahashiOsawa_tcc.pdf572,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos psicossociais da violência estatal e o instituto de remissão aos adolescentes explorados pelo tráfico ilícito de drogas
Autor(es): Osawa, Rafaela Naomi Takahashi
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Justiça restaurativa
Adolescentes infratores
Estatuto da Criança e do Adolescente
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: OSAWA, Rafaela Naomi Takahashi. Efeitos psicossociais da violência estatal e o instituto de remissão aos adolescentes explorados pelo tráfico ilícito de drogas. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A falência do processo meramente retributivo e punitivo demonstrou que a privação da liberdade não conduz à integração social e, quando voltado a adolescentes que cometeram ato infracional, escancara-se as mazelas e os desafios da política pública e social do Brasil. A partir disso, o trabalho tem como objetivo a investigação de como a justiça restaurativa, em especial o instituto de remissão, pode contribuir para a apuração do processo judicial dos adolescentes, partindo da ideia de que o tráfico ilícito de drogas é uma das facetas da exploração do trabalho infantil. Problematiza-se a arbitrariedade dos autos, considerando que adolescentes com trajetórias muito semelhantes, envolvidos em práticas idênticas e em circunstâncias semelhantes, tem seus destinos traçados de modos distintos por serem julgados por diferentes agentes. Conclui-se que é necessário lançar luz ao fato de que não é apenas o adolescente que está em conflito com a lei, mas a lei também está em conflito com o adolescente, visto que depois de 33 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, práticas jurídicas ainda reproduzem práticas e discursos que remetem ao Código de Menores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.