Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EmilyLaisePereiraAlves_tcc.pdf515,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variabilidade do perfil de ácidos graxos e da qualidade nutricional do óleo do mesocarpo de macaúba
Autor(es): Alves, Emily Laíse Pereira
Orientador(es): Mesquita, Mariana Laundry de
Coorientador(es): Fávaro, Simone Palma
Assunto: Macaúba
Óleos vegetais
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: ALVES, Emily Laíse Pereira. Variabilidade do perfil de ácidos graxos e da qualidade nutricional do óleo do mesocarpo de macaúba. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Acrocomia aculeata, de nome popular macaúba, é uma palmeira propícia a se desenvolver nos biomas Cerrado e Pantanal que produz um fruto rico em ácidos graxos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar os ácidos graxos presentes na polpa de macaúba dos genótipos cultivados pela Embrapa Cerrados a fim de obter seus índices de qualidade e compará-los aos dos óleo de palma (azeite de dendê), oliva e do óleo de soja. O desempenho dos genótipos dos exemplares de macaúba foi examinado pela análise de perfil de ácidos graxos obtida pela técnica de Derivatização Direta seguida de análise em cromatógrafo gasoso (GC-FID). O perfil de ácidos graxos foi realizado em duplicata e, a partir dos dados obtidos, foram determinados os índices de iodo e de qualidade do óleo (índices de aterogenicidade e trombogenicidade e razão entre ácidos graxos hipocolesterolêmicos e hipercolesterolêmicos). Dos ácidos graxos encontrados, o ácido oleico é o que se apresenta em maior concentração, seguido do ácido palmítico e do ácido linoleico. Os índices de qualidade do óleo de macaúba apresentaram-se superiores em relação aos do óleo de palma e semelhantes aos do azeite de oliva extra virgem, porém inferiores aos do óleo de soja. Numa avaliação geral das particularidades dos perfis de cada óleo, o de macaúba apresentou um dos melhores desempenhos, considerando sua baixa capacidade de promover a formação de trombos ou ateroma, além do seu potencial hipocolesterolêmico, e também por não ter influência negativa nas comorbidades relacionadas à obesidade ou na promoção da diabetes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.