Resumo: | Em todo o mundo, os zoológicos recebem cerca de 600 milhões de visitantes por
ano. No Brasil, o número de visitantes chega a 26 milhões por ano. É um número
muito alto de consumidores, e como para qualquer instituição é muito importante
conhecimento das características de seus visitantes, conhecer seu perfil e entender
como e porque eles escolhem determinado serviço, a fim de elaborar estratégias de
marketing próprias para atrair e reter os visitantes e tornar satisfatórias suas
experiências. Uma das maneiras de conhecer o cliente é identificar seus valores
pessoais, que podem descrever diferenças entre segmentos definidos inicialmente
por meio de dados demográficos e psicográficos. Além disso, percebe-se nas
pesquisas de áreas do marketing o uso frequente de escalas ordinais, como a
escala Likert, tendo, no entanto, seus dados considerados como intervalares,
aplicando-se análises estatísticas como a análise fatorial, que são próprias para
dados contínuos. Dessa forma o presente estudo teve o objetivo de examinar o perfil
dos visitantes do Zoológico de Brasília e seus valores pessoais utilizando análise
fatorial exploratória para dados ordinais a fim de responder as seguintes perguntas:
Qual é o perfil dos visitantes do Zoológico de Brasília e seus valores humanos
pessoais? e Os resultados da análise fatorial para dados ordinais e os da análise
fatorial tradicional aplicados em dados categóricos são os mesmos? A pesquisa teve
como instrumento um questionário estruturado, aplicado a 210 visitantes do
Zoológico de Brasília, foi de natureza descritiva e quantitativa. Depois de realizadas
análises descritivas e inferenciais verificou-se que os visitantes do Zoológico de
Brasília são, em sua maioria, provenientes de classes sociais mais baixas, residem
em cidades satélites ou em cidades do entorno do DF, costumam ser visitantes
frequentes, preferem os finais de semana e costumam visitar com suas famílias.
Além disso, o lazer, aprendizado e contato com a natureza são fatores igualmente
importantes, e que devem ser integrados, e superam a importância do preço. O valor
de ordem superior predominante é a autotranscendência. Os resultados da
comparação entre os dois métodos de análise fatorial mostraram que não há
diferenças significativas entre os dois, mas que as diferenças aumentam a medida
que aumenta a heterogeneidade dos dados, o que significa que os dados ordinais
não podem receber livremente tratamento intervalar. |