Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JulianaInsuaVazquezDeSa_tcc.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Retratos de um soberano : a retratística oficial de Dom João VI em Portugal e no Brasil
Autor(es): Sá, Juliana Insua Vazquez de
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Retrato
João VI de Portugal
Portugal - história
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 27-Ago-2023
Referência: SÁ, Juliana Insua Vazquez de. Retratos de um soberano: a retratística oficial de Dom João VI em Portugal e no Brasil. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo abordar as diferentes representações dos retratos oficiais de Dom João VI (1767 – 1826), príncipe, príncipe regente e em seguida rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822, e de 1822 a 1826, Rei de Portugal. Procuraremos perceber através de seus retratos características variadas de sua imagem em relação à visão dos artistas portugueses, brasileiros e estrangeiros e a forma como que cada um deles representou esse personagem tão importante para a história de Portugal e do Brasil. A análise dos retratos está dividida entre retratos feitos em Portugal e retratos feitos no Brasil, destacando as técnicas utilizadas, como: pintura, desenho, escultura, gravura e os tipos de retratos como: equestre, meia figura, figura inteira e alegóricos.
Abstract: This research aims to address the different representations of the official portraits of Dom João VI (1767 - 1826), Prince, Regent Prince and afterwards King of Portugal, Brazil and Algarves from 1816 to 1822, and from 1822 to 1826, King of Portugal. We will try to perceive through his portraits a variety of characteristics of his image concerning the vision of the Portuguese artists, Brazilian and foreigners and the way that each of them represented this character very important for Portugal's and Brazil's history. The analysis of the portraits is divided between portraits made in Portugal and portraits made in Brazil, highlighting the techniques used, such as painting, drawing, sculpture, engraving and types of portraits as an equestrian, a half figure, a whole figure and an allegorical.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.