Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RejaneNegreirosSilvaLima.pdf399,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho no setor privado : diagnóstico em uma organização do ramo educacional
Autor(es): Lima, Rejane Negreiros Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Ergonomia
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: LIMA, Rejane Negreiros Silva. Qualidade de vida no trabalho no setor privado: diagnóstico em uma organização do ramo educacional. 2011. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de descrever a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma empresa do ramo educacional da rede privada de Brasília – DF. O estudo se inscreve sob a abordagem preventiva de QVT. Socialmente, este trabalho se justifica por procurar melhorar a QVT dos trabalhadores da organização e, consequentemente, os serviços prestados à população. Institucionalmente ele se justifica por permitir o conhecimento de fatores positivos e negativos relacionados à QVT na empresa, e a partir deles, aprimorar o bem-estar dos trabalhadores e aumentar a produtividade. Academicamente a pesquisa se justifica por ajudara construir a abordagem preventiva de QVT, que ainda não é muito estudada, principalmente na Administração. O estudo se classifica como exploratório e descritivo, quanto aos fins de pesquisa, e quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza. A amostra é composta por 67 participantes, dentre os 139 funcionários existentes na organização. O instrumento de coleta de dados, IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho) é composto por 5 fatores validados em análise fatorial exploratória, a saber: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-Profissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho – Vida Social. Como resultados, o fator Condições de Trabalho obteve média 7,59 e desvio-padrão 1,83; o fator Organização do Trabalho obteve média 5,02 e desvio-padrão 1,33; o fator Relações Sócio- Profissionais de Trabalho obteve média 7,84 e desvio-padrão 1,66; o fator Reconhecimento e Crescimento Profissional obteve média 7,22 e desvio-padrão 2,01; e o último fator, Elo Trabalho – Vida Social, obteve média 8,12 e desvio-padrão 1,16. Percebe-se que a Qualidade de Vida no Trabalho na empresa precisa ser reconcebida em alguns aspectos (Organização do Trabalho por exemplo), pois há fatores geradores de mal-estar que podem estar prejudicando simultaneamente, trabalhadores e organização. O estudo teve a função de contribuir na construção de um viés preventivo de QVT, que é pouco estudado nas áreas da Educação, da Administração e da Psicologia. Ademais, a pesquisa também pode ter contribuído para a melhoria da QVT dos trabalhadores e da produtividade organizacional a partir do fomento de sugestões de políticas e programas de QVT.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons