Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/356
Título: | A disciplina de Administração Aplicada à formação do bacharel em turismo |
Autor(es): | Braga, Antonio Henrique |
Orientador(es): | Tiesenhausen, Sandra Vivacqua Von |
Assunto: | Turismo Planejamento educacional Diretrizes curriculares Ensino superior |
Data de apresentação: | 5-Jan-2004 |
Data de publicação: | 7-Jul-2009 |
Referência: | BRAGA, Antonio Henrique. A disciplina de Administração Aplicada à formação do bacharel em turismo. 2004. 88 f. Monografia (Especialização em Pesquisa e Docência em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
Resumo: | Esta monografia tem como finalidade analisar os conteúdos programáticos da
disciplina Administração Aplicada aos Cursos de Bacharel em Turismo
ministrados em Brasília e nos estados de Goiás e Mato Grosso. Verifica se as IES
estão acatando as orientações emanadas pelas Diretrizes Curriculares do
Ministério da Educação para os cursos de graduação em Turismo; bem como
verifica se o referencial bibliográfico adotado pelas IES é concernente à
“atividade” turística, ou seja, se as mesmas fazem o link com o turismo. De posse
das ementas e programas dos cursos, tabulou-se os conteúdos programáticos e
as referências bibliográficas básicas e complementares, verificando as
coincidências, os percentuais de participação e o comportamento de cada IES,
subsidiando os resultados obtidos pela pesquisa. Visualiza uma panorâmica da
oferta de IES da Região Centro-Oeste referente à matéria Administração Aplicada
ao Turismo (existente em 2003), no período acadêmico de transição entre dois
modelos de organização e flexibilização curricular. |
Resumén: | Esta monografía tiene como finalidad analizar los contenidos programáticos de la
asignatura Administración Aplicada a los Cursos de Licenciatura en Turismo
impartidos en Brasilia (DF) y en los estados de Goiás y Mato Grosso. Se verifica
si las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) están acatando las orientaciones
emanadas por las Directrices Curriculares del Ministerio de la Educación para los
Cursos de Graduación en Turismo; se comprueba también si el referencial
bibliográfico adoptado por las IES es concerniente a la “actividad” turística, o sea,
si las IES se acoplan a la realidad y a las necesidades del mercado del turismo. A
partir de las definiciones generales de las asignaturas y de los programas de los
cursos, se tabularon los contenidos programáticos y las referencias bibliográficas
básicas y complementarias, verificándose las coincidencias, los porcentuales de
participación y el comportamiento de cada IES, subsidiando con ello los
resultados obtenidos por la investigación. Se visualiza un panorama de la oferta
de IES de la Región Centro-Oeste referente a la asignatura Administración
Aplicada al Turismo (existente en 2003), en el periodo académico de transición
entre dos modelos de organización y flexibilización curricular. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2004.01.TCC.356 |
Aparece na Coleção: | Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.