Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_AntonioHenriqueBraga.pdf262,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A disciplina de Administração Aplicada à formação do bacharel em turismo
Autor(es): Braga, Antonio Henrique
Orientador(es): Tiesenhausen, Sandra Vivacqua Von
Assunto: Turismo
Planejamento educacional
Diretrizes curriculares
Ensino superior
Data de apresentação: 5-Jan-2004
Data de publicação: 7-Jul-2009
Referência: BRAGA, Antonio Henrique. A disciplina de Administração Aplicada à formação do bacharel em turismo. 2004. 88 f. Monografia (Especialização em Pesquisa e Docência em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Esta monografia tem como finalidade analisar os conteúdos programáticos da disciplina Administração Aplicada aos Cursos de Bacharel em Turismo ministrados em Brasília e nos estados de Goiás e Mato Grosso. Verifica se as IES estão acatando as orientações emanadas pelas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Turismo; bem como verifica se o referencial bibliográfico adotado pelas IES é concernente à “atividade” turística, ou seja, se as mesmas fazem o link com o turismo. De posse das ementas e programas dos cursos, tabulou-se os conteúdos programáticos e as referências bibliográficas básicas e complementares, verificando as coincidências, os percentuais de participação e o comportamento de cada IES, subsidiando os resultados obtidos pela pesquisa. Visualiza uma panorâmica da oferta de IES da Região Centro-Oeste referente à matéria Administração Aplicada ao Turismo (existente em 2003), no período acadêmico de transição entre dois modelos de organização e flexibilização curricular.
Resumén: Esta monografía tiene como finalidad analizar los contenidos programáticos de la asignatura Administración Aplicada a los Cursos de Licenciatura en Turismo impartidos en Brasilia (DF) y en los estados de Goiás y Mato Grosso. Se verifica si las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) están acatando las orientaciones emanadas por las Directrices Curriculares del Ministerio de la Educación para los Cursos de Graduación en Turismo; se comprueba también si el referencial bibliográfico adoptado por las IES es concerniente a la “actividad” turística, o sea, si las IES se acoplan a la realidad y a las necesidades del mercado del turismo. A partir de las definiciones generales de las asignaturas y de los programas de los cursos, se tabularon los contenidos programáticos y las referencias bibliográficas básicas y complementarias, verificándose las coincidencias, los porcentuales de participación y el comportamiento de cada IES, subsidiando con ello los resultados obtenidos por la investigación. Se visualiza un panorama de la oferta de IES de la Región Centro-Oeste referente a la asignatura Administración Aplicada al Turismo (existente en 2003), en el periodo académico de transición entre dos modelos de organización y flexibilización curricular.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.01.TCC.356
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.