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Título: Diretrizes de design centrado no usuário para um processo ScrumBan : um estudo de caso
Autor(es): Estanislau, Matheus de Cristo Doreia
Martins, Lucas Alexandre Fernandes
Orientador(es): Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Assunto: Scrum (Software)
Gestão de projetos
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 24-Ago-2023
Data de publicação: 23-Ago-2023
Referência: ESTANISLAU, Matheus de Cristo Doreia; MARTINS, Lucas Alexandre Fernandes. Diretrizes de design centrado no usuário para um processo ScrumBan: um estudo de caso. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O final da década de 1990 foi um período marcado por desafios significativos enfrentados pelas práticas tradicionais de desenvolvimento de software e como resposta a esses desafios, um grupo de profissionais se uniu e criou o Manifesto Ágil em 2001, estabelecendo princípios para abordagens mais flexíveis e adaptativas no campo do desenvolvimento de software. Dentre as metodologias ágeis que ganharam destaque nesse contexto, destaca-se o Scrum, desenvolvido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. O Scrum se baseia em ciclos de trabalho denominados sprints, nos quais as equipes realizam entregas incrementais do produto em curtos períodos de tempo, promovendo a transparência, inspeção e adaptação contínuas. Outra abordagem ágil relevante é o Kanban, que se concentra na visualização do fluxo de trabalho e na limitação do trabalho em andamento. O Kanban proporciona às equipes de trabalho a capacidade de rastrear e controlar o fluxo de trabalho de forma visual e eficiente. À medida que o tempo avançou, surgiram abordagens híbridas, como o Scrumban, que combinam elementos do Scrum e do Kanban. Tais abordagens oferecem flexibilidade e personalização de acordo com as necessidades específicas da equipe e do projeto em questão. Paralelamente, o User-Centered Design (UCD) emergiu como uma prática reconhecida e relevante no desenvolvimento de software, atribuindo importância primordial à participação ativa dos usuários em todas as etapas do processo de design. O UCD enfatiza a compreensão aprofundada das necessidades, preferências e experiências dos usuários finais, a fim de criar produtos de software que atendam de forma eficiente e eficaz às suas demandas. Diante desse contexto histórico, o objetivo central deste trabalho consiste em propor diretrizes do Design Centrado no Usuário, a partir do framework Scrum-UCD, para o processo baseado em Scrumban de desenvolvimento de software da startup Vamos Parcelar, na qual os autores deste trabalho atuam. A proposta é criar produtos de software que atendam de maneira mais eficiente às necessidades dos usuários finais, combinando os princípios ágeis com a abordagem centrada no usuário. A união entre o UCD e o Scrum, que valoriza entregas iterativas e adaptação contínua, visa alcançar um desenvolvimento de software mais eficiente e orientado às demandas reais dos usuários. Como resultados, espera-se que a integração proposta contribua para aprimorar a qualidade, usabilidade e experiência dos produtos de software desenvolvidos.
Abstract: The late 1990s was a period marked by significant challenges faced by traditional software development practices. In response to these challenges, a group of professionals came together and created the Agile Manifesto in 2001, establishing principles for more flexible and adaptive approaches in software development. Among the prominent agile methodologies that emerged during this period is Scrum, developed by Ken Schwaber and Jeff Sutherland. Scrum is based on work cycles called sprints, in which teams deliver incremental product releases in short periods, promoting continuous transparency, inspection, and adaptation. Another relevant agile approach is Kanban, which focuses on visualizing the workflow and limiting work in progress. Kanban provides teams with the ability to visually and efficiently track and control the workflow. Over time, hybrid approaches such as Scrumban emerged, combining elements of Scrum and Kanban, offering flexibility and customization according to the specific needs of the team and the project at hand. Simultaneously, User-Centered Design (UCD) emerged as a recognized and relevant practice in software development, giving paramount importance to active user participation in all stages of the design process. UCD emphasizes a deep understanding of the needs, preferences, and experiences of end-users to create software products that efficiently and effectively meet their demands. Given this historical context, the central objective of this work is to propose User-Centered Design guidelines, based on the Scrum-UCD framework, for the Scrumban-based software development process at the startup Vamos Parcelar, where the authors of this work are involved. The proposal aims to create software products that more effectively meet the needs of end-users by combining agile principles with a user-centered approach. The integration of UCD and Scrum, which values iterative deliveries and continuous adaptation, aims to achieve more efficient software development aligned with the real demands of users. It is expected that the proposed integration will contribute to improving the quality, usability, and user experience of the software products developed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
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