Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, José Inaldo | - |
dc.contributor.author | Brito, Vinicius Bentes | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Vinicius Bentes. Roteiros portugueses da navegação da Índia no século XVII. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante o período em que perdurou a Carreira da Índia, muitas foram as transformações sofridas nos trajetos da viagem para o Oriente, cujas causas poderiam ser tão plurais como o aprimoramento de técnicas conhecidas, a introdução de novas tecnologias, a descoberta de novos elementos na geografia, ou mesmo as mudanças nas disposições políticas e econômicas do Império português. Este artigo busca identificar as mudanças e as permanências das ditas rotas da Carreira a partir da análise de quatro roteiros da navegação, que eram instruções oficiais da Coroa para as viagens marítimas, escritos em diferentes momentos no século XVII. A partir da bibliografia focada sobretudo no conceito de "atlantização" do Império português, busca-se assim fornecer explicações para estes processos históricos complexos. As observações finais apontam que, apesar das enormes pressões contra o ultramar português neste período, seria apenas tardiamente, em 1699, que se expressariam significativas alterações nas rotas oficiais da viagem à Índia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carreira da Índia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portugal - história | pt_BR |
dc.title | Roteiros portugueses da navegação da Índia no século XVII | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T22:31:28Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T22:31:28Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35574 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | During the period in which the Carreira da Índia lasted, there were many changes to the routes leading to the East, with the causes being as many and plural as the improvement of known techniques, the introduction of new technologies, the discovery of new elements in geography, or even changes in the political and economic dispositions of the Portuguese Empire. This article seeks to identify the ruptures and continuities of the so-called Carreira routes based on the analysis of four navigation guides, which were official instructions from the Portuguese Crown for sea voyages, written at different times in the 17th century. Based on the historiographical bibliography focused mainly on the concept of "Atlantization" of the Portuguese Empire, it seeks to provide explanations for these complex historical processes. Our conclusions point out that, despite the enormous pressures against the Portuguese overseas territories in this period, it would only be late, in 1699, that significant changes in the official routes for the voyage to India would be manifested. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|