Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Mariana Souto de Melo | - |
dc.contributor.author | Patrício, Sthael Gomes dos Santos | - |
dc.identifier.citation | PATRÍCIO, Sthael Gomes dos Santos. Mulheres, sexualidade e figurino no cinema: uma análise de Carol, Desobediência e Retrato de uma jovem em chamas. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde seu surgimento, a teoria feminista do cinema tem questionado a forma como as mulheres
e sua sexualidade são representadas, uma vez que as estruturas de produção cinematográficas
podem reproduzir um olhar masculino, patriarcal e violento. Essa monografia surge da busca
por formas de criar representações femininas mais autênticas e desvencilhadas desse olhar.
Partindo de uma revisão de literatura, compreendemos a potência criativa da direção de arte e
do figurino e percebemos que ambos podem ser ferramentas úteis na construção dessas
representações. Nesse sentido, verificamos o potencial simbólico dos figurinos de mulheres
lésbicas através de uma constelação fílmica feita com os filmes Retrato de uma Jovem em
Chamas (Céline Sciamma, 2019), Carol (Todd Haynes, 2015) e Desobediência (Sebastián
Lelio, 2017). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - enredos, temas etc. | pt_BR |
dc.title | Mulheres, sexualidade e figurino no cinema : uma análise de Carol, Desobediência e Retrato de uma jovem em chamas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T12:49:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T12:49:56Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35551 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since its emergence, feminist film theory has questioned the way in which women and their
sexuality are portrayed, since film production structures can reproduce a male, patriarchal and
violent gaze. This monograph arises from the search for ways to create more authentic female
representations, detached from this gaze. Starting with the literature review, we can understand
the creative power of art direction and costume design and we realized that both can be useful
tools in the construct of these representations. In this sense, we verified the symbolic potential
of the costume design for lesbian women through a cinematic constellation made of the movies
Portrait of a Lady on Fire (Céline Sciamma, 2019), Carol (Todd Haynes, 2015) and
Disobedience (Sebastián Lelio, 2017). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|