Título: | Cabaret Madalena um melodrama do real maravilhoso |
Autor(es): | Souza, Marcus Benjamin Figueredo Alves de |
Orientador(es): | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos |
Assunto: | Cinema brasileiro Melodrama Roteiros cinematográficos |
Data de apresentação: | 17-Nov-2021 |
Data de publicação: | 22-Ago-2023 |
Referência: | SOUZA, Marcus Benjamin Figueredo Alves de. Cabaret Madalena um melodrama do real maravilhoso. 2021. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto as motivações conceituais que
serviram de base para o desenvolvimento do roteiro de longa-metragem Cabaret Madalena. O
texto inicia por uma contextualização histórico-filosófica da literatura de realismo
maravilhoso, e de noções de cosmopolítica ameríndia, e também passa por alguns dos
principais fundamentos teóricos do roteiro. Após essa parte introdutória, o texto se debruça
sobre a história da cidade de Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba, palco de batalhas
entre portugueses, holandeses, franceses e indígenas potiguara desde os primórdios da
colonização brasileira. Além disso, o texto se debruça sobre uma análise do gênero
cinematográfico do melodrama, aos quais o roteiro deve parte de suas inspirações, e a um
apanhado teórico a respeito da situação política e cultural da região nordeste do Brasil, bem
como os estereótipos e clichês que costumam aparecer em filmes, livros e músicas que
retratam a região. |
Abstract: | This work has as its object the conceptual motivations that served as the basis for the
development of the feature film script Cabaret Madalena. The text begins with a
historical-philosophical contextualization of magical realism literature, and introduces notions
of Amerindian cosmopolitics, some of the main theoretical foundations of the script. After
this introductory part, the text focuses on the history of the city of Baía da Traição, on the
northern coast of Paraíba, stage of battles between the Portuguese, Dutch, French and
Potiguara Indians since the beginning of Brazilian colonization. In addition, the text focuses
on an analysis of the cinematographic genre of melodrama, to which the script owes part of its
inspirations, and a theoretical overview of the political and cultural situation in the
northeastern region of Brazil, as well as stereotypes and clichés that usually appear in movies,
books and songs that portray the region. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.