Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RayandeCarvalhoCerqueira.pdf669,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional : uma análise em um órgão de controle de tráfego aéreo
Autor(es): Cerqueira, Rayan de Carvalho
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Comportamento organizacional
Tráfego aéreo
Aeroportos
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: CERQUEIRA, Rayan de Carvalho. Clima organizacional: uma análise em um órgão de controle de tráfego aéreo. 2011. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O clima organizacional assume um papel de relevância na administração por conta da sua influência no comportamento e no desempenho humano. Diante de um contexto de expresso crescimento da aviação brasileira e de preocupação com os importantes eventos esportivos que terão o Brasil como sede, o presente estudo teve como objetivo verificar o clima organizacional da Torre de Controle de Brasilia, na percepção dos seus profissionais. Para encontrar embasamento teórico e definir qual modelo seria usado na pesquisa, foi feita uma revisão de literatura relacionada ao tema clima organizacional. Quanto à coleta de dados, foi realizada na ultima semana de outubro e na primeira semana de novembro no âmbito do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Brasília. Todos os 44 controladores de voo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek responderam ao questionário. Seus resultados apontaram quais dos fatores componentes do clima organizacional infuem de forma positiva e quais afetam de maneira negativa a realidade do construto nesta organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons