Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeyanMarlonAbreuRosa_tcc.pdf330,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fracionamento de despesas : estudo da eficiência em compras públicas (Lei nº 14.133/2021)
Autor(es): Rosa, Deyan Marlon Abreu
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Compras públicas
Gasto público
Licitação pública
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 21-Ago-2023
Referência: ROSA, Deyan Marlon Abreu. Fracionamento de despesas: estudo da eficiência em compras públicas (Lei nº 14.133/2021). 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo apresentar e discutir os desdobramentos da modificação do controle do fracionamento de despesas, a partir da Nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sob a perspectiva dos atores envolvidos no processo de compras, levando em consideração estudos sobre a eficiência em compras públicas. A pesquisa pode ser definida como de campo, de caráter descritiva, que foi realizada a partir da formulação de questões abertas e a realização de entrevistas informais, realizadas por conveniência, com pessoas que tiveram experiência prática com o assunto. Frisa-se que a seleção estabelecida não prejudica o alcance do estudo dado que a norma se aplica ao setor público como um todo. Além disso, foi realizado um levantamento de campo, após identificar a entidade que realizou maior número de contratações na nova lei, por meio da análise de processos desse órgão. Este estudo evidenciou que apesar da Lei nº 14.133/2021 trazer avanços na busca de mais eficiências nas contratações públicas, a tarefa de realizar o controle do fracionamento de despesas continua sendo uma questão subjetiva de tomada de decisão que ocorre no âmbito da licitação, onde alguns casos pode ser, simplesmente, pensando na realidade do órgão e, em outros casos, para carater de burlar efetivamente o processo licitatório, o que são dois casos distintos. Dentre os principais desafios enfrentados pelos agentes destacou-se a necessidade de implementação de um controle automatizado do CNAE, para dar mais transparência e clarear a tarefa de enquadramento objeto-subclasse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.