Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoMarcosSchmaltzDuda_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma investigação sobre o Projeto Solid : da prospecção para ecossistema educacional ao desenvolvimento de aplicações como prova de conceito
Autor(es): Duda, João Marcos Schmaltz
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Dados pessoais
Dados - privacidade
Proteção de dados
Software
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 21-Ago-2023
Referência: DUDA, João Marcos Schmaltz. Uma investigação sobre o Projeto Solid: da prospecção para ecossistema educacional ao desenvolvimento de aplicações como prova de conceito. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A aquisição de dados na Web por parte de empresas é enorme, inclusive em ambientes educacionais, onde algumas plataformas de cursos online coletam uma variedade dados de cada aluno ao longo da duração do curso. Essa grande quantidade de dados coletados pode ser armazenada e utilizada sem que os usuários sequer saibam quais dados seus estão sendo utilizados. Neste sentido, o projeto Solid existe para trazer o controle dos dados de volta aos usuários, e o ecossistema smartUnB.ECOS, um conjunto de sistemas sociaiseducacionais voltado para a comunidade do Departamento de Ciência da Computação (CIC), pretende fazer uso desta tecnologia. Este trabalho visa cumprir dois objetivos: primeiro, avaliar a adoção da tecnologia Solid pela sociedade. Segundo, investigar como aplicações Solid poderiam agregar um contexto educacional como o do smartUnB.ECOS, avaliando a experiência de desenvolvimento com esta tecnologia. Para tanto, mapeamos algumas aplicações Solid-compatíveis, e também desenvolvemos duas aplicações próprias para avaliar como seria o processo de implementar Solid ao smartUnB.ECOS. Observamos que a adoção da tecnologia vem aumentando ao longo dos últimos 5 anos, e também algumas limitações de desenvolvimento das aplicações. Concluímos que a tecnologia pode ser mais divulgada para que seja mais adotada, mas que hoje já é possível desenvolver com Solid.
Abstract: Data collection on the Web by tech companies is huge, even in educational environments, with some online courses platforms collecting a wide variety of data from each student over the duration of said course. Such data amounts can be stored and used without users even knowing that their data is being used. On this topic, Solid project comes to bring control of data back to the users, and the smartUnB.ECOS ecosystem, a set of social-educational systems geared towards the Department of Computer Science (CIC)’s community, aims to make use of this technology. This paper aims to fulfill two goals: first is to evaluate the overall adoption of the Solid technology, and second is to ponder on how Solid applications could add to an educational context such as that of smartUnB.ECOS, evaluating the development experience with this technology. As such, we’ve mapped some Solid-compatible applications, and we’ve also developed two custom applications to evaluate how would the process of implementing Solid to smartUnB.ECOS. We’ve noticed that the technology adoption has been on the rise over the past 5 years, and also some development limitations of the applications. We conclude the technology could be announced more in order to be more adopted, but it is already possible to develop with Solid.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.