Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeboraMariaDeCarvalhoSaraiva_tcc.pdf162,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Verapamil e diabetes tipo 1 : um novo tratamento possível?
Autor(es): Saraiva, Débora Maria de Carvalho
Orientador(es): Azevedo, Monalisa Ferreira
Assunto: Diabetes
Diabetes - tratamento
Verapamil
Tratamento farmacológico
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: SARAIVA, Débora Maria de Carvalho. Verapamil e diabetes tipo 1 : um novo tratamento possível? 2023. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Clinica Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune na qual ocorre um processo de destruição das células beta pancreáticas, resultando em deficiência grave na produção de insulina. Deflagrado o processo autoimune inicial, ocorre a diminuição gradativa e inexorável da massa de células beta, acompanhada da redução drástica da produção endógena de insulina. Dessa forma, o tratamento consiste na reposição de insulina exógena por toda a vida. Recentemente, surgiram estudos apontando que o Verapamil, medicação utilizada no tratamento da hipertensão arterial, poderia aumentar a sobrevivência das células beta pancreáticas e retardar a evolução do diabetes tipo 1. Os primeiros resultados foram em estudos pré-clínicos em modelos de camundongos, seguido de um estudo piloto em humanos (Ovalle et al, 2018). A possibilidade de se ter uma medicação oral capaz de melhorar a função da célula beta é instigante e promissora. A presente revisão, portanto, tem como objetivo avaliar as publicações mais recentes sobre a aplicação do Verapamil na melhora da função da célula beta pancreática em indivíduos com diabetes tipo 1.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Clinica Médica, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Clínica Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.