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Título: Prevenção quaternária na atenção primária à saúde no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Vieira, Izabela Luíza de Souza
Orientador(es): Carrijo, Ana Paula Borges
Coorientador(es): Rodrigues, Lígia Villela
Assunto: Prevenção Quaternária
Sobremedicalização
Doença Iatrogênica
Comunicação em saúde
Relação médico-paciente
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: VIEIRA, Izabela Luíza de Souza. Prevenção quaternária na atenção primária à saúde no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário de Brasília. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Medicina de Família e Comunidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: Esta pesquisa discute a Prevenção Quaternária (P4) na Atenção Primária à Saúde (APS) no Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A APS é um ambiente em que a prática da P4 é crucial não só para a segurança do paciente, mas também para um sistema de saúde viável do ponto de vista de custos e qualidade. Os atributos da APS, os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a abordagem centrada na pessoa são bases importantes nesse processo. Objetivos: Descrever o conhecimento acerca da P4 e sua abordagem pelos preceptores e professores médicos do PRM-MFC-HUB. Identificar as estratégias e as dificuldades na aplicação do conceito de P4 durante consultas realizadas por preceptores e professores, no contexto da APS. Identificar os benefícios das ferramentas de comunicação na abordagem da P4 na consulta médica. Discutir os efeitos da intervenção para os entrevistados. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com posterior intervenção formativo-pedagógica, em ambiente virtual, a fim de instrumentalizar os professores e preceptores com bases conceituais e ferramentas para operacionalização da P4 durante os atendimentos. Resultados: Houve a produção de um espaço formativo seguro de autorreflexão e autocrítica acerca da prática da P4 na APS e o conhecimento de novas ferramentas para tal, por parte dos participantes, por meio das entrevistas e da intervenção. Conclusão: É de grande importância a educação permanente no Sistema Único de Saúde quanto à P4 e a formação de profissionais de saúde que priorizem práticas de excelência no contexto da Estratégia Saúde Família. A prática de P4 se torna possível e efetiva quando a medicina baseada em evidências e a abordagem centrada na pessoa se encontram. Para isso, torna-se necessário apropriar-se de ferramentas de comunicação clínica nos atendimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade, 2022.
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