Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AyanaSaitoMiraDeCarvalho_tcc.pdf13,75 MBAdobe PDFver/abrir
2021_AyanaSaitoMiraDeCarvalho_produto.pdf7,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A beleza no mistério e o desenvolvimento do livro infantil “Misterioso mistério a misteriar”
Autor(es): Carvalho, Ayana Saito Mira de
Orientador(es): Higawa, Célia Kinuko Matsunaga
Assunto: Literatura brasileira
Fantasia na literatura
Livros infantis
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: CARVALHO, Ayana Saito Mira de. A beleza no mistério e o desenvolvimento do livro infantil “Misterioso mistério a misteriar”. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho explora metalinguísticamente as significações de mistério, sua apreciação e importância no processo de exercício da criatividade infantil. Neste, o mistério é colocado como instigador da curiosidade, tornando-se um método de interação entre a criança e a realidade; e a partir de suas lacunas de informação, um hiato de possibilidade para a criatividade e fantasia. A metodologia exploratória foi utilizada para o desenvolvimento de um livro infantil ilustrado que, a partir da história e linguagem visual, direciona e instiga a criança frente a algumas possibilidades do que pode ser misterioso. No produto, a narrativa destaca subjetivamente a natureza e suas peculiaridades científicas como objetos repletos de mistério, com o intuito de provocar no leitor a curiosidade para observar e refletir com atenção sobre o mundo que o cerca.
Abstract: This work metalinguistically explores the meanings of mystery, its appreciation and importance in the exercise of children's creativity. In this, the mystery is placed as an instigator of curiosity, becoming a method of interaction between the child and reality; and from its information gaps, a hiatus of possibility for creativity and fantasy. The exploratory methodology was used to develop an illustrated children's book that, from the story and visual language, directs and instigates the child in face of some possibilities of what may be mysterious. In the product, the narrative subjectively highlights nature and its scientific peculiarities as objects full of mystery, in order to provoke in the reader the curiosity to observe and carefully reflect on the world around him.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. Consta arquivo adicional do produto desenvolvido juntamente ao trabalho de conclusão.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.