Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JudeRabeloMoraisSilva_tcc.pdf705,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trans no teatro : um guia honesto de proposições e diretrizes para o acolhimento de estudantes/artistas travestigêneres nas artes cênicas
Autor(es): Silva, Jude Rabêlo Morais
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Assunto: Teatro - inclusão social
Transgêneros
Pessoas transgênero
Artes cênicas - representação teatral
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 14-Ago-2023
Referência: SILVA, Jude Rabêlo Morais. Trans no teatro: um guia honesto de proposições e diretrizes para o acolhimento de estudantes/artistas travestigêneres nas artes cênicas. 2022. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa parte do meu processo individual de formação de ator, enquanto transgênero não-binário, e de contribuições em depoimentos de outros discentes trans do Departamento de Artes Cênicas da UnB, e traça um panorama das maiores dificuldades enfrentadas por nós, pessoas trans, no meio teatral e universitário. Também mapeia as maiores dúvidas e inseguranças dos docentes do departamento em relação ao acolhimento de artistas trans por depoimentos colhidos através de um formulário direcionado. Com base em todos os depoimentos coletados, esta monografia propõe um ponto de partida para que docentes e diretores possam aprimorar a receptividade para pessoas travestigêneres a fim de tornar o seu ambiente de sala de aula ou ensaios mais inclusivo.
Abstract: The research begins in my individual process of becoming an actor, as a transgender non-binary person, and testimonies from other trans students from the de Department of Performing Arts at UnB and outlines an overview of the greatest troubles faced by us, trans folks, in the theater and at the university. It also maps the biggest doubts and insecurities regarding the reception of trans artists through testimonies collected by a directed form. Based on all testimonies collected, this monograph points a first direction for teachers and directors in their path to improve the receptivity to transgender people in order to make their classroom or rehearsal environment more inclusive.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.