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dc.contributor.advisorDuarte, Janaína Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorSilva, Victoria Mirella Romeiro e-
dc.identifier.citationSILVA, Victoria Mirella Romeiro e. O ensino remoto emergencial e a formação em Serviço Social : desafios indicados pela ABEPSS 2021-2022. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso propõe-se a analisar e compreender quais foram as principais dificuldades para a formação em Serviço Social, conforme a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), durante o ensino remoto emergencial introduzido ao longo da pandemia Covid-19, bem como os prejuízos para a qualificação na formação acadêmica em Serviço Social. Esta pesquisa não pretende buscar todas as reflexões sobre os desafios e prejuízos identificados, mas sim apresentar de forma sucinta algumas considerações que possam servir de base para a realização de estudos mais aprofundados. Como objetivo geral buscou-se analisar a formação profissional em Serviço Social durante o período da pandemia de COVID-19 no Brasil, suas dificuldades e prejuízos para a formação qualificada, a partir das orientações e indicações publicadas pela ABEPSS em 2021 e 2022. Foi utilizado o método histórico-crítico-dialético para a realização de uma pesquisa qualitativa, a partir de: 1) pesquisa e revisão bibliográfica sobre o tema, por meio de artigos de periódicos da área do Serviço Social e material crítico produzido pela ABEPSS sobre a educação superior, universidade pública e mercantilização da educação em tempos pandêmicos; 2) pesquisa e análise documental das publicações da ABEPSS em 2021 e 2022, fruto de pesquisas efetuadas pela entidade com instituições de ensino superior no país a respeito da condição discente e docente durante o ensino remoto emergencial, seus desafios e prejuízos no período da pandemia do Covid-19 no Brasil. Como principais resultados destacamos: o Serviço Social com o seu Projeto Ético-Político hegemônico em constante disputa, antes e após pandemia. A centralização e concentração de riquezas que reproduzem a crise capitalista, atingindo diretamente a massa da população, sendo a pandemia apenas mais um agravante de todo este processo. Dessa forma, a crise do capital atinge a educação superior, enfraquecendo a formação profissional qualificada em Serviço Social. À vista disso, apoiado no monitoramento realizado pela ABEPSS (2021-2022), o ERE acarretou prejuízos para a formação acadêmica, no entanto, diante dos limites do mapeamento, onde os respondentes foram os coordenadores dos Cursos, compreende- se e reforça-se a necessidade da continuidade das reflexões acerca dos danos para a formação e o trabalho profissional em Serviço Social durante o ERE e após o retorno do presencial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleO ensino remoto emergencial e a formação em Serviço Social : desafios indicados pela ABEPSS 2021-2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T13:57:22Z-
dc.date.available2023-08-14T13:57:22Z-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35427-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This undergraduate thesis aims to analyze and understand the main difficulties faced in the education of Social Work, according to the Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Serviço Social (ABEPSS), during the emergency remote learning implemented during the Covid-19 pandemic, as well as the difficulties to academic qualification in Social Work education. This research does not intend to encompass all the reflections on the identified challenges and setbacks, but rather to succinctly present some considerations that can serve as a basis for further in-depth studies. The general objective was to analyze professional education in Social Work during the Covid-19 pandemic in Brazil, focusing on the difficulties and setbacks to qualified education, based on the guidelines and recommendations published by ABEPSS in 2021 and 2022. The historical-critical-dialectical method was employed for conducting qualitative research, including: 1) literature review and research on the topic through articles from Social Work journals and critical material produced by ABEPSS on higher education, public universities, and the commodification of education in pandemic times; 2) documentary research and analysis of ABEPSS publications in 2021 and 2022, resulting from studies conducted by the organization in higher education institutions across the country regarding the conditions of students and faculty during emergency remote learning, their challenges, and setbacks during the Covid-19 pandemic in Brazil. As main findings, we highlight: Social Work with its hegemonic Ethical-Political Project in constant dispute, before and after the pandemic. The centralization and concentration of wealth that reproduce the capitalist crisis, directly impacting the masses of the population, with the pandemic being just another aggravating factor in this whole process. Thus, the crisis of capital affects higher education, weakening the qualified professional training in Social Work. In view of this, supported by the monitoring carried out by ABEPSS (2021-2022), the ERE (Emergency Remote Education) has caused damages to academic formation. However, considering the limitions of the mapping, where the repondents were the coordinators of the courses, it is understood and reinforces the need for the ongoing reflections on the damages to the formation and professional work in Social Work during the ERE and after the return to in-person activities.pt_BR
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