Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Martins, Thales Eduardo de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Thales Eduardo de Oliveira. Governo Bolsonaro e educação: da privatização orquestrada ao projeto ultraconservador. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso propõe-se a investigar as proposições e programas
direcionados à política de educação brasileira durante o Governo Bolsonaro (2019-2022),
a partir da análise do aspecto ultraneoliberal e do projeto ultraconservador que orientou a
gestão deste período. Portanto, com base na compreensão a respeito da totalidade da
realidade brasileira verificam-se traços neofascistas existentes no movimento
bolsonarista. Como objetivo geral buscou-se analisar os principais programas e ações do
Ministério da Educação no decurso do governo Bolsonaro, considerando as tendências de
continuidade do desmonte da educação pública e o contexto excepcional suscitado pela
pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos foram: a) Compreender o padrão de
educação dependente, inserido dentro da realidade brasileira de capitalismo dependente e
os impactos reverberados na política de educação; b) Identificar as inclinações
neofascistas do Governo Bolsonaro com base na sua direção ultraneoliberal e
ultraconservadora e que foram repercutidas na política de educação, considerando o
contexto da pandemia de Covid-19; e, c) Analisar os principais programas e ações
direcionados à educação durante o Governo Bolsonaro. Foi utilizado o método históricocrítico-dialético para a realização de uma pesquisa qualitativa, a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico sobre a política de
educação no Brasil, considerando o modo de produção capitalista e a condição de
dependência brasileira, sendo selecionados da Revista Universidade e Sociedade
(ANDES/SN), Revista Exitus (UFO/PA) e Revista Germinal: marxismo e educação em
debate, dentre outras. Foram também apreciados autores de referência como Fernandes,
Lima, Leher, Duarte e outros(as). 2) Pesquisa documental dos principais documentos
produzidos no Governo Bolsonaro (2019-2022) direcionados à educação, considerando
os Programas e ações do Ministério da Educação, com destaque para o Programa Futurese; o Escola Cívico-Militares e o Programa “Conta pra Mim”. No que tange aos
resultados, foi possível apreender que traços neofascistas do Governo Bolsonaro foram
introjetados na política de educação e estimularam a: 1) privatização da política de
educação; 2) precarização da educação; 3) militarização dos espaços educacionais; e, 4)
controle ideológico de fundamentação ultraconservadora. Conclui-se que o neofascismo
sobressaído durante o Governo Bolsonaro orientou as ações e programas direcionados à
política de educação, assim como, mesmo com a derrota de Bolsonaro nas eleições de
2022, o movimento bolsonarista ainda representa um dos maiores desafios da atualidade.
Contudo, a mudança de governo traz possibilidade para a construção de um futuro com
perspectiva mais democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neofascismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Governo Bolsonaro e educação : da privatização orquestrada ao projeto ultraconservador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:33:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:33:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35426 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course completion work proposes to investigate the propositions and programs
aimed at Brazilian education policy during the Bolsonaro Government (2019-2022),
based on the analysis of the ultraneoliberalism aspect and ultraconservative project that
guided the management of this period. Therefore, based on the understanding of the
totality of Brazilian accomplishments, neo-fascist traits exist the bolsonarist movement.
In this sense, as a general objective sought to analyze the main programs and actions of
the Ministry of Education during the Bolsonaro Government, considering the trends of continuity in the dismantling of public education and the exceptional context raised by the Covid-10 pandemic. As the specific objectives, the research was guided by: a) understanding the pattern of dependent education, inserted within the Brazilian reality of dependent capitalism and the reverberated impacts on education policy; b) Identify the neo-fascist inclinations of the Bolsonaro Government based on its ultraneoliberalism and ultraconservative direction and which were reflected in education policy, considering the context of the Covid-19 pandemic; and, c) Analyze the main programs and actions aimed at education during the Bolsonaro Government (2019-2022). As for the method, the
historical-critical-dialectic was used to carry out a qualitative research, based on the following methodological produces: 1) bibliographic survey on education policy in Brazil, considering the capitalist mode of production and the condition of Brazilian dependency. Therefore, the articles published online in the University and Society magazine (ANDES/SN), Exitus Magazine (UFO/PA), as well as in the Germinal Magazine: Marxism and Education in Debate, among others. For justification, reference
authors such as Fernandes, Lima, Leher, Duarte and others were appreciated. 2) Documentary research of the main documents produced during the Bolsonaro Government aimed at education, considering the basic Programs and actions published by the Ministry of the Education, with emphasis on the “Future-se” Program; The CivicMilitary schools and the “Conta pra Mim” Program. With regard to the results, it was possible to infer thar Bolsonaro’s neo-fascist traits were introjected in the education
policy that stimulated the: 1) privatization of the education policy; 2) precariousness of the education; 3) militarization of educational spaces; and 4) ultra-conservative ideological control. Finally, it is concluded that the neo-fascism that stood out during the Bolsonaro Government guided the actions and programs aimed ate education policy during the last four years (2019-2022), as well as, even with Bolsonaro’s defeat in the 2022 elections, the movement “Bolsonarista” still represents of the greatest challenges in
the present. However, of the change of the government brings the possibility of building a future with more democratic perspective. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|