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dc.contributor.advisorDuarte, Janaína Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorMartins, Thales Eduardo de Oliveira-
dc.identifier.citationMARTINS, Thales Eduardo de Oliveira. Governo Bolsonaro e educação: da privatização orquestrada ao projeto ultraconservador. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso propõe-se a investigar as proposições e programas direcionados à política de educação brasileira durante o Governo Bolsonaro (2019-2022), a partir da análise do aspecto ultraneoliberal e do projeto ultraconservador que orientou a gestão deste período. Portanto, com base na compreensão a respeito da totalidade da realidade brasileira verificam-se traços neofascistas existentes no movimento bolsonarista. Como objetivo geral buscou-se analisar os principais programas e ações do Ministério da Educação no decurso do governo Bolsonaro, considerando as tendências de continuidade do desmonte da educação pública e o contexto excepcional suscitado pela pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos foram: a) Compreender o padrão de educação dependente, inserido dentro da realidade brasileira de capitalismo dependente e os impactos reverberados na política de educação; b) Identificar as inclinações neofascistas do Governo Bolsonaro com base na sua direção ultraneoliberal e ultraconservadora e que foram repercutidas na política de educação, considerando o contexto da pandemia de Covid-19; e, c) Analisar os principais programas e ações direcionados à educação durante o Governo Bolsonaro. Foi utilizado o método históricocrítico-dialético para a realização de uma pesquisa qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico sobre a política de educação no Brasil, considerando o modo de produção capitalista e a condição de dependência brasileira, sendo selecionados da Revista Universidade e Sociedade (ANDES/SN), Revista Exitus (UFO/PA) e Revista Germinal: marxismo e educação em debate, dentre outras. Foram também apreciados autores de referência como Fernandes, Lima, Leher, Duarte e outros(as). 2) Pesquisa documental dos principais documentos produzidos no Governo Bolsonaro (2019-2022) direcionados à educação, considerando os Programas e ações do Ministério da Educação, com destaque para o Programa Futurese; o Escola Cívico-Militares e o Programa “Conta pra Mim”. No que tange aos resultados, foi possível apreender que traços neofascistas do Governo Bolsonaro foram introjetados na política de educação e estimularam a: 1) privatização da política de educação; 2) precarização da educação; 3) militarização dos espaços educacionais; e, 4) controle ideológico de fundamentação ultraconservadora. Conclui-se que o neofascismo sobressaído durante o Governo Bolsonaro orientou as ações e programas direcionados à política de educação, assim como, mesmo com a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022, o movimento bolsonarista ainda representa um dos maiores desafios da atualidade. Contudo, a mudança de governo traz possibilidade para a construção de um futuro com perspectiva mais democrática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordBolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governopt_BR
dc.subject.keywordNeofascismopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleGoverno Bolsonaro e educação : da privatização orquestrada ao projeto ultraconservadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T13:33:51Z-
dc.date.available2023-08-14T13:33:51Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35426-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course completion work proposes to investigate the propositions and programs aimed at Brazilian education policy during the Bolsonaro Government (2019-2022), based on the analysis of the ultraneoliberalism aspect and ultraconservative project that guided the management of this period. Therefore, based on the understanding of the totality of Brazilian accomplishments, neo-fascist traits exist the bolsonarist movement. In this sense, as a general objective sought to analyze the main programs and actions of the Ministry of Education during the Bolsonaro Government, considering the trends of continuity in the dismantling of public education and the exceptional context raised by the Covid-10 pandemic. As the specific objectives, the research was guided by: a) understanding the pattern of dependent education, inserted within the Brazilian reality of dependent capitalism and the reverberated impacts on education policy; b) Identify the neo-fascist inclinations of the Bolsonaro Government based on its ultraneoliberalism and ultraconservative direction and which were reflected in education policy, considering the context of the Covid-19 pandemic; and, c) Analyze the main programs and actions aimed at education during the Bolsonaro Government (2019-2022). As for the method, the historical-critical-dialectic was used to carry out a qualitative research, based on the following methodological produces: 1) bibliographic survey on education policy in Brazil, considering the capitalist mode of production and the condition of Brazilian dependency. Therefore, the articles published online in the University and Society magazine (ANDES/SN), Exitus Magazine (UFO/PA), as well as in the Germinal Magazine: Marxism and Education in Debate, among others. For justification, reference authors such as Fernandes, Lima, Leher, Duarte and others were appreciated. 2) Documentary research of the main documents produced during the Bolsonaro Government aimed at education, considering the basic Programs and actions published by the Ministry of the Education, with emphasis on the “Future-se” Program; The CivicMilitary schools and the “Conta pra Mim” Program. With regard to the results, it was possible to infer thar Bolsonaro’s neo-fascist traits were introjected in the education policy that stimulated the: 1) privatization of the education policy; 2) precariousness of the education; 3) militarization of educational spaces; and 4) ultra-conservative ideological control. Finally, it is concluded that the neo-fascism that stood out during the Bolsonaro Government guided the actions and programs aimed ate education policy during the last four years (2019-2022), as well as, even with Bolsonaro’s defeat in the 2022 elections, the movement “Bolsonarista” still represents of the greatest challenges in the present. However, of the change of the government brings the possibility of building a future with more democratic perspective.pt_BR
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