Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Perci Coelho de | - |
dc.contributor.author | São Pedro, Isadora Silva de | - |
dc.identifier.citation | SÃO PEDRO, Isadora Silva de. O impacto da falta de moradia digna na primeira infância educacional: uma análise das condições de vida dentro das Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreende-se que a educação é um bem que transpassa a questão da economia e do bemestar da sociedade, pois esta repercute na capacitação plena das pessoas como seres sociais
que reconhecem os seus valores e as suas posições, assim, neste cenário, usufruem da cultura
que circunda a sua sociedade. Ao longo dos conteúdos apresentados busca-se responder a
seguinte problemática: De que forma a falta de moradia DIGNA impacta na primeira infância
das crianças moradoras da Aris? Pode-se considerar que um dos principais pilares para que
ocorram problemas quanto à falta de moradia, assim como outras questões sociais, está
alinhado à desigualdade social. O presente trabalho tem por objetivo geral evidenciar como a
falta de moradia pode impactar na primeira infância das crianças moradoras das Aris, quanto
aos objetivos específicos, os mesmos são: descrever as principais bases teóricas para o
processo de moradia; apresentar como a falta de moradia impacta no desenvolvimento da
primeira infância; avaliar como a falta de moradia se relaciona com um baixo rendimento das
crianças. A pesquisa apresentada justifica-se como uma forma de consolidar de que forma as
questões externas podem impactar na primeira infância. Ao longo dos conteúdos ainda se
verifica como alguns aspectos sociais podem impactar de forma considerável a vida ou o
desenvolvimento das crianças, como é o caso da falta de moradia. No processo metodológico
realizou-se uma pesquisa exploratória, destacando alguns dos principais conceitos e análises
de autores renomados no campo educacional sobre a relação da falta de moradia com o
desempenho das crianças em suas atividades escolares. Tendo por base obras publicadas ao
longo dos últimos onze anos, sendo esses artigos, livros e teses, dentro da temática
apresentada. Estudantes sem moradia têm menos probabilidade de se formar no ensino médio
do que estudantes com moradias seguras. No entanto, a estimativas da magnitude da
disparidade diferem muito, dependendo de várias definições comumente usadas de quais
alunos “contam” como sem-teto. Pode-se observar diante dos conteúdos apresentados que
projetar o processo de urbanização passa ser um recurso importante para o desenvolvimento
escolar, assim como para conceder às crianças uma oportunidade de obter boa qualidade de
vida, incluindo uma moradia favorável às suas necessidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à moradia | pt_BR |
dc.title | O impacto da falta de moradia digna na primeira infância educacional : uma análise das condições de vida dentro das Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T11:25:38Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T11:25:38Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35424 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is understood that education is a good that goes beyond the issue of the economy and the
well-being of society, because this has repercussions on the full empowerment of people as
social beings who recognize their values and their positions, so, in this scenario, they enjoy
the culture that surrounds their society. Throughout the contents presented we seek to answer
the following problem: How does homelessness impact on the early childhood of children
living in Aris? It can be considered that one of the main pillars for problems regarding
homelessness, as well as other social issues, is aligned with social inequality. The general
objective of this study is to show how homelessness can impact on the early childhood of
children living in the Aris, as for the specific objectives, which are: to describe the main bases
for the housing process; to present how homelessness impacts on early childhood
development; to evaluate how homelessness is related to a low income of children. The
research presented is justified as a way to consolidate how external issues can impact early
childhood. Throughout the contents it is still verified how some social aspects can
considerably impact the life or development of children, as is the case of homelessness. In the
methodological process, an exploratory research was carried out, highlighting some of the
main concepts and analyses of renowned authors in the educational field on the relationship
of homelessness with the performance of children in their school activities. Based on works
published over the last 11 years, being these articles, books and theses, within the theme
presented. Homeless students are less likely to graduate from high school than students with
safe housing. However, estimates of the magnitude of the disparity differ greatly, depending
on various commonly used definitions of which students "count" as homeless. It can be
observed from the contents presented that designing the urbanization process becomes an
important resource for school development, as well as to grant children an opportunity to
obtain a good quality of life, including housing favorable to their needs. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|