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Título: Análise do atrito e desgaste sob diferentes condições de carga e lubrificação para um conjunto pino/disco de aço SAE 1045
Autor(es): Guimarães, Natália Vilela
Orientador(es): Cueva Galárraga, Edison Gustavo
Assunto: Aço - estruturas
Materiais - fadiga
Resistência de materiais
Data de apresentação: 3-Abr-2022
Data de publicação: 8-Ago-2023
Referência: GUIMARÃES, Natália Vilela. Análise do atrito e desgaste sob diferentes condições de carga e lubrificação para um conjunto pino/disco de aço SAE 1045. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho teve como objeto o aço SAE 1045 utilizado na indústria, inclusive na automotiva. Teve como objetivo geral o estudo do comportamento do desgaste do Aço 1045, atritando contra si mesmo, por meio de ensaios do tipo pino sobre disco, utilizando uma velocidade tangencial constante de 3,3 m/s e diferentes condições de carga e lubrificação. Na indústria automotiva o problema do desgaste desse aço ainda é relevante, diminuindo, a citada vida útil desses materiais. Para a elaboração dessa monografia foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados de alguns autores, além de busca de dados e informações em consulta a sítios eletrônicos de plataformas de trabalhos acadêmicos, além de livros e revistas especializadas. Foi feito um estudo de caso em que se analisou três situações de atrito desse material: em meio não lubrificado (como testemunha), lubrificado com óleo 5w40 e lubrificado com óleo 5w40+Militec-1, almejando fazer uma comparação entre elas. Para isso, foi necessária a preparação das superfícies dos corpos de prova com lixamento e polimento. Para a realização dos ensaios foi utilizado uma bancada de degaste (tribômetro) equipada com sensores que mediaram a força de atrito e a temperatura em cada um deles, tendo uma duração de 20 minutos cada. As cargas utilizadas nesse trabalho foram de 5 Newtons (N), 10N e 25N. Os dados de interesse para esse experimento foram a força de atrito e a temperatura, além do cálculo da massa perdida e análise do dano superficial causado pelo atrito. Percebeu-se que na revisão da literatura especializada, produzida por autores que trabalharam com esse tema, que a utilização do óleo 5w40+Militec-1produziu os piores resultados, se comparado com o uso do óleo 5w40. Contrariamente, nos ensaios do estudo de caso, o óleo 5w40+Militec-1 produziu resultados melhores em relação à vida útil do referido aço. Concluiu-se que os ensaios produziram resultados opostos em relação aos dos autores referenciados, induzindo a necessidade da continuidade de mais pesquisas correlacionadas.
Abstract: This work had as object the SAE 1045 steel used in the industry, including the automotive one. Its general objective was to study the wear behavior of Steel 1045, rubbing against itself, through pin-on-disc type tests, using a constant tangential velocity of 3.3 m/s and different load and lubrication conditions. In the automotive industry, the problem of wear of this steel is still relevant, reducing the aforementioned useful life of these materials. For the preparation of this monograph, a bibliographic review of related works by some authors was carried out, as well as a search for data and information in consultation with electronic sites of academic work platforms, as well as books and specialized magazines. A case study was carried out in which three situations of friction of this material were analyzed: in a non-lubricated environment (as a witness), lubricated with 5w40 oil and lubricated with 5w40+militec-1 oil, aiming to make a comparison between them. For this, it was necessary to prepare the surfaces of the test specimens with sanding and polishing. To carry out the tests, a wear bench (tribometer) was used, equipped with sensors that measured the frictional force and the temperature in each one of them, with a duration of 20 minutes each. The loads used in this work were 5 Newtons (N), 10N and 25N. The data of interest for this experiment were the friction force and temperature, in addition to the calculation of the lost mass and analysis of the surface damage caused by friction. It was noticed that in the review of the specialized literature, produced by authors who worked with this theme, that the use of 5w40+Militec-1 oil produced the worst results, when compared to the use of 5w40 oil. On the contrary, in the case study tests, the 5w40+Militec-1 oil produced better results in relation to the useful life of the referred steel. It was concluded that the tests produced opposite results in relation to those of the referenced authors, inducing the need for further correlated research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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