Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KlissiaLacerdaGomes.pdf989,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor
Autor(es): Gomes, Klissia Lacerda
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Comportamento do consumidor
Marketing ecológico
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mai-2012
Referência: GOMES, Klissia Lacerda. A influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. 2011. 102 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O marketing ambiental corrobora o conceito de responsabilidade ambiental organizacional, pressupondo todos os esforços empresariais e produtivos a fim de alcançar uma sociedade sustentável. Desse modo, a sua atuação tem se fortalecido substancialmente nas últimas décadas. Entretanto, no âmbito acadêmico, poucos são os estudos que visam explorar a influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor, sendo verificadas, para tanto, a consciência ecológica, as intenções de compra de produtos ecologicamente embalados e as atitudes referentes ao consumo ecologicamente correto da amostragem. A pesquisa se divide em duas etapas. Na primeira, foram realizadas 12 entrevistas qualitativas do tipo semi-estruturada e, na segunda, foram coletados 383 questionários válidos para a análise quantitativa. O estudo teve como referência a pesquisa realizada por Bedante (2004), sendo reutilizados os instrumentos de coleta propostos pelo autor. Para alcançar os objetivos do estudo, os resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa foram analisados, tendo como finalidades a verificação da influência do marketing ambiental na decisão de compra do consumidor e a melhor compreensão do consumo ecologicamente correto. Os resultados da pesquisa apontam pouca interferência do marketing ambiental na decisão de compra da amostra. Constatou-se que, embora a consciência ambiental e as intenções de compra de produtos ecologicamente embalados sejam favoráveis ao âmbito ecológico, os participantes ainda não consideram, com intensidade, os atributos ecológicos dos produtos em suas escolhas de compra. Dessa forma, as estratégias do marketing ambiental devem ser reforçadas e ampliadas, de modo que o consumidor obtenha mais informações sobre os produtos verdes, percebendo, assim, os seus benefícios e influenciando em suas decisões de compra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons