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Título: Intenção de rotatividade no serviço público e comprometimento organizacional : um estudo no Ministério da Integração Nacional
Autor(es): Lima, Kelly Araújo
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Rotatividade de pessoal
Comprometimento organizacional
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 7-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mai-2012
Referência: LIMA, Kelly Araújo. Intenção de rotatividade no serviço público e comprometimento organizacional: um estudo no Ministério da Integração Nacional. 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O alto nível de rotatividade voluntária pode comprometer os resultados organizacionais, pois pode implicar em potenciais custos, perda de recursos humanos, paralisação de atividades em execução, entre outros problemas. Esse fato é verdadeiro tanto para as organizações privadas quanto para as públicas. O objetivo deste trabalho é identificar a existência de correlações entre intenção de rotatividade e comprometimento organizacional, baseado nas dimensões afetiva, calculativa e normativa, conforme modelo apresentado por Meyer e Allen (1991). A amostra foi composta por 151 servidores pertencentes ao quadro do Ministério da Integração Nacional, que responderam a um questionário composto por quatro instrumentos: Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo, Escala de Comprometimento Organizacional Calculativo, Escala de Comprometimento Organizacional Normativo e Escala de Intenção de Rotatividade. Os dados foram analisados por meio dos programas Excel e SPSS. Os resultados indicaram que existe correlação significativa entre a Intenção de Rotatividade dos servidores do Ministério e o Comprometimento Organizacional, indicando que quanto mais comprometido está o servidor em relação à organização, menores são suas intenções em deixá-la. As associações mais fortes foram percebidas entre o Comprometimento Afetivo e a Intenção de Rotatividade, e entre o Comprometimento Normativo e Intenção de Rotatividade. Conclui-se que a organização deve pensar e implementar estratégias que permitam aumentar o comprometimento dos servidores, objetivando manter os colaboradores importantes em seus quadros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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