Título: | Modelagem e simulação computacional da frenagem a disco de um veículo automotivo |
Autor(es): | Bezerra, Victor de Oliveira Gonçalves |
Orientador(es): | Cunha, Fábio Alfaia da |
Assunto: | Automóveis - peças Sistema de freios Freios automotivos Simulação (Computadores) |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 28-Jul-2023 |
Referência: | BEZERRA, Victor de Oliveira Gonçalves. Modelagem e simulação computacional da frenagem a disco de um veículo automotivo. 2023. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O sistema de freio é um dos principais sistemas do veículo que garante a segurança do
motorista, então ele deve funcionar nas mais diversas condições de forma segura e eficiente.
O aprimoramento do sistema de freio possibilitou que os veículos alcançassem velocidades
cada vez maiores sem colocar em risco a vida dos passageiros. Uma falha muito comum
para o sistema de freio é o efeito fade, onde o sistema de freio é exigido em excesso
causando o aquecimento do fluido de freio e do disco ou das lonas de freio, fazendo com
que elas percam suas propriedades e assim o veículo perca poder de parada. Tais falhas
podem ser reduzidas se o projeto do freio for melhorado. Ante o exposto, neste estudo é
apresentado um modelo teórico computacional da frenagem de um disco de freio do tipo
sólido, de um FIAT Uno 1995, onde é detalhado como a energia cinética de movimento
de veículo automotivo é convertida em energia térmica, e como esta energia térmica é
rejeitada para o meio ambiente em regime permanente de transferência de calor. Além de
ser realizada uma verificação de código pelo modelo proposto pela ASME para garantir
que as equações calculadas na simulação estejam sendo calculadas de forma correta. Após
a realização das simulações foi identificado que a temperatura média do disco variou entre
450 e 465 ºC. |
Abstract: | The brake system is one of the main systems of the vehicle that guarantee the safety of
the driver, so it must work in the most diverse conditions in a safe and efficient way. The
improvement of the brake system made it possible for vehicles to reach ever-increasing
speeds without endangering the lives of passengers. A very common fault for the brake
system is the fade effect, where the brake system is demanded in excess causing the heating
of the brake fluid and the disc or brake linings, causing them to lose their properties and
thus the vehicle, lose stopping power. Such failures can be reduced if the brake design is
improved. In view of the above, this study presents a computational theoretical model
of braking of a solid-type brake disc, of a FIAT Uno 1995, where it is detailed how the
kinetic energy of movement of an automotive vehicle is converted into thermal energy,
and how this Thermal energy is rejected to the environment in a steady state of heat
transfer. In addition, a code check is performed using the model proposed by ASME to
ensure that the equations calculated in the simulation are being calculated correctly. After
carrying out the simulations, it was identified that the average temperature of the disk
varied between 450 and 465 ºC. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.