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dc.contributor.advisorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
dc.contributor.authorRodrigues, Victor Hugo Magalhães-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Victor Hugo Magalhães. O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem: uma análise bibliométrica. 2023. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm vista da complexidade da avaliação da aprendizagem e das dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes em relação a ela, o objetivo desta monografia é investigar a literatura recente e mapear estudos que utilizem a gamificação como parte, ou totalidade, do processo avaliativo em ambientes educacionais. Assim, a metodologia usada neste trabalho para compreender melhor o uso da gamificação na avaliação da aprendizagem é de caráter exploratório, por meio de uma análise bibliométrica de documentos a partir do ano 1992 até o ano de 2023. As bases de dados utilizadas (datasets) foram recuperadas da plataforma Web of Science (WoS), e analisadas com auxílio de uma ferramenta de código aberto para a realização do mapeamento científico, chamada Bibliometrix. Como resultado, foi possível visualizar, explorar e investigar de forma exploratória a maneira como são feitas pesquisas científicas sobre as avaliações utilizando elementos gamificados, de acordo com os aspectos levantados. O estudo analisado mostrou que podem haver benefícios em fazer a avaliação gamificada em ambientes educacionais. O presente trabalho avança nos estudos relacionados ao tema e, assim, o levantamento feito pode contribuir no processo de avaliação da aprendizagem dos próximos anos ao gerar reflexão sobre esse e outros assuntos em todo o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordBibliometriapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.titleO uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : uma análise bibliométricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T13:33:57Z-
dc.date.available2023-07-28T13:33:57Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35323-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In view of the complexity of learning assessment and the difficulties faced by students and teachers in relation to it, the objective of this monograph is to investigate recent literature and map studies that use gamification as part, or totality, of the evaluation process in educational environments. Thus, the methodology used in this work to better understand the use of gamification in learning assessment is of an exploratory nature, through a bibliographical analysis of articles from the year 1992 to the year 2023. The datasets used were retrieved from the Web of Science (WoS) platform, and paths with the help of an open source tool for performing scientific mapping, called Bibliometrix. As a result, it was possible to visualize, explore and investigate in an exploratory way the way scientific research is done on estimates using gamified elements, according to the aspects raised. The analyzed study showed that there may be benefits in doing the gamified assessment in educational environments. The present work advances in studies related to the theme and, thus, the survey carried out can contribute to the process of evaluating learning in the coming years by generating reflection on this and other subjects throughout the teachinglearning process.pt_BR
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