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https://bdm.unb.br/handle/10483/35322
Título: | Comunicação imagética oculta |
Autor(es): | Santos, Alexandre Alberto Braga |
Orientador(es): | Dunaeva, Cristina Antonioevna |
Assunto: | Civilização Maia Arte Escultura |
Data de apresentação: | 12-Dez-2017 |
Data de publicação: | 28-Jul-2023 |
Referência: | SANTOS, Alexandre Alberto Braga. Comunicação imagética oculta. 2017. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O estudo do artefato escultórico produzido pela civilização Maia, que foram
intencionalmente produzidos com técnicas artísticas enigmáticas que transmitem
mensagens subliminares através de imagens ocultas de seres antropomórficos; que é um
registro iconográfico com uma função operacional no meio social, o que justifica o
elevado nível de conhecimento cognitivo evidente nas expressões artísticas socioculturais
de uma civilização.
Estas civilizações por algum motivo desconhecido deixaram de viver regidas num
modelo de sociedade controlada por imperadores e sacerdotes, passaram para uma outra
forma de organização social, o que ocasionou uma forma de regresso à organização tribal.
Isto ocasionou o fim do desenvolvimento e da criação de cidades e da expansão da
pesquisa nas diversas áreas do conhecimento científico resultando no fim desta técnica
de produção artística oculta na civilização Maia.
O signo icônico imagético representado na escultura é um objeto com uma função
operacional que tem uma linguagem imagética que ilustra a fisionomia de Deuses
cultuados no meio sociocultural dos povos mesoamericanos.
O signo analítico imagético é a (semelhança substancial intrínseca) que define o
conhecimento internalizado necessário para significar e identificar o objeto que tem um
sentido simbólico na vida sociocultural de uma civilização.
O signo homológico define a (semelhança formal ou estrutural extrínseca) que mantêm
uma função ilustrativa imagética explícita.
Um dos conhecimentos dominados pelos povos antigos Maias nas produções
artísticas das imagens está evidenciado nas construções que utilizam os conceitos
científicos na área da arte que tem o domínio de escala cromática através da cor neutra
que possibilita ocultar as imagens de seres antropomórficos, construídas em tons mais
escuros que se sobrepõem ocultando formas com tons mais claros na escultura.
O conhecimento adquirido com a prática de produção com diversos materiais de
cores puras que possibilita a sua mudança de tons da escala cromática da cor neutra cinza
característico da escultura que mantém a sua cor original em tons mais claros ou escuros
sem interferir na função narrativa funcional da imagem oculta.
Um outro conceito relacionado ao conhecimento científico é a física óptica, em que é
utilizado um espelho para refletir uma imagem real invertida existente, que é definida
pela óptica como sendo uma imagem virtual reversa que completa a fisionomia de seres
antropomórficos idolatrados como Deuses pelos povos Maias.
O conceito teórico exercido na produção prática do artefato artístico pelos
componentes da civilização Maia tem uma semelhança com os conhecimentos teóricos
conceituais, que são estudados pela psicologia da forma que descreve a percepção
sensorial como um processo dos diversos meios de consciência cognitiva do ser humano.
Que define o mundo, assim como a interpretação da imagem que dialoga com o processo
de percepção sensorial das formas físicas contidas nos elementos interligados na
escultura, que está evidenciada como um artefato que tem conceitos extra-sensoriais ou
extra-sensorial, que pode ser interpretado pelo observador - que pode ter percepções
diferentes.
A percepção extra-sensorial do sujeito tem relação com os códigos cognitivos
internalizados que definem a sua percepção sobre o mundo e que são necessários para
simbolizar e interpretar o significado, o mundo e as imagens explícitas ou ocultas,
enquanto que a percepção sensorial dos códigos extra-sensoriais - estão explícitos os seus
significados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília UnB, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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