Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Yorrane Sampaio de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Yorrane Sampaio de. Socioeducação e relações familiares: monoparentalidade, vulnerabilidade e gênero. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho é verificar a relação entre contexto familiar e a prática
de atos infracionais na socioeducação do Brasil, já que para as crianças e adolescentes a
família é o seu primeiro ambiente de desenvolvimento. O Sistema Nacional de Atendimento
Socioeducativo (Sinase) redigido pela lei n°12.594, que regulamenta a execução das
medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que praticaram ato infracional, por meio
de um conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de
medidas socioeducativas, segue a linha nacional da centralização de políticas públicas na
atenção à família e enfatiza o papel dos familiares na socioeducação dos adolescentes, bem
como a necessidade de garantir aos mesmo, condições necessárias para o cuidado com os
seus jovens. Tal legislação impõe obrigações e a corresponsabilidade da família, da
sociedade e do Estado para a efetivação dos direitos fundamentais dos adolescentes que
cometeram ato infracional. A pesquisa traz a relação da socioeducação com a família,
englobando questões como a desigualdade social e as suas múltiplas repercussões,
desigualdade de gênero e o que isso acarreta na monoparentalidade feminina, e como e
porque todos esses fatores podem gerar um contexto mais propício para um adolescente
cometer atos infracionais. É abordado a importância da família no cumprimento de uma
medida socioeducativa de um jovem, analisando também todo o contexto social em que
essas famílias estão inseridas e como isso pode interferir na forma de educar, cuidar e
proteger um filho, ainda mais em famílias monoparentais. O trabalho de conclusão de curso,
foi baseado na teoria crítica dos estudos marxistas, onde contou com um procedimento
metodológico de caráter qualitativo e quantitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica,
documental e a análise de dados da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo - SEJUS-DF.
O tipo de pesquisa será descritivo e exploratório em relação aos objetivos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família monoparental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes infratores | pt_BR |
dc.title | Socioeducação e relações familiares : monoparentalidade, vulnerabilidade e gênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T12:41:47Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28T12:41:47Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35321 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this assignment is to verify the relationship between family
context and the practice of infractions in socio-education in Brazil, since for children and
adolescents the family is their first development environment. The Sistema Nacional de
Assistência Socioeducativa (Sinase) drafted by law No. 12,594, which regulates the
execution of socio-educational measures aimed at adolescents who have committed an
infraction, through an orderly set of principles, rules and criteria that involve the execution of
socio-educational measures , follows the national line of centralizing public policies in the
care of the family and emphasizes the role of family members in the socio-education of
adolescents, as well as the need to guarantee them the necessary conditions for the care of
their young people. Such legislation imposes obligations and the co-responsibility of the
family, society and the State for the realization of the fundamental rights of adolescents who
have committed an infraction. The research brings the relationship of socio-education with
the family, encompassing issues such as social inequality and its multiple repercussions,
gender inequality and what this entails in female single parenthood, and how and why all
these factors can generate a more favorable context for a teenager committing criminal acts.
The importance of the family in fulfilling a socio-educational measure for a young person is
addressed, also analyzing the entire social context in which these families are inserted and
how this can interfere in the way of educating, caring and protecting a child, even more in
single-parent families. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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