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dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorAlmeida, Yorrane Sampaio de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Yorrane Sampaio de. Socioeducação e relações familiares: monoparentalidade, vulnerabilidade e gênero. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é verificar a relação entre contexto familiar e a prática de atos infracionais na socioeducação do Brasil, já que para as crianças e adolescentes a família é o seu primeiro ambiente de desenvolvimento. O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) redigido pela lei n°12.594, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que praticaram ato infracional, por meio de um conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas, segue a linha nacional da centralização de políticas públicas na atenção à família e enfatiza o papel dos familiares na socioeducação dos adolescentes, bem como a necessidade de garantir aos mesmo, condições necessárias para o cuidado com os seus jovens. Tal legislação impõe obrigações e a corresponsabilidade da família, da sociedade e do Estado para a efetivação dos direitos fundamentais dos adolescentes que cometeram ato infracional. A pesquisa traz a relação da socioeducação com a família, englobando questões como a desigualdade social e as suas múltiplas repercussões, desigualdade de gênero e o que isso acarreta na monoparentalidade feminina, e como e porque todos esses fatores podem gerar um contexto mais propício para um adolescente cometer atos infracionais. É abordado a importância da família no cumprimento de uma medida socioeducativa de um jovem, analisando também todo o contexto social em que essas famílias estão inseridas e como isso pode interferir na forma de educar, cuidar e proteger um filho, ainda mais em famílias monoparentais. O trabalho de conclusão de curso, foi baseado na teoria crítica dos estudos marxistas, onde contou com um procedimento metodológico de caráter qualitativo e quantitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e a análise de dados da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo - SEJUS-DF. O tipo de pesquisa será descritivo e exploratório em relação aos objetivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFamília monoparentalpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.titleSocioeducação e relações familiares : monoparentalidade, vulnerabilidade e gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T12:41:47Z-
dc.date.available2023-07-28T12:41:47Z-
dc.date.submitted2022-10-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35321-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this assignment is to verify the relationship between family context and the practice of infractions in socio-education in Brazil, since for children and adolescents the family is their first development environment. The Sistema Nacional de Assistência Socioeducativa (Sinase) drafted by law No. 12,594, which regulates the execution of socio-educational measures aimed at adolescents who have committed an infraction, through an orderly set of principles, rules and criteria that involve the execution of socio-educational measures , follows the national line of centralizing public policies in the care of the family and emphasizes the role of family members in the socio-education of adolescents, as well as the need to guarantee them the necessary conditions for the care of their young people. Such legislation imposes obligations and the co-responsibility of the family, society and the State for the realization of the fundamental rights of adolescents who have committed an infraction. The research brings the relationship of socio-education with the family, encompassing issues such as social inequality and its multiple repercussions, gender inequality and what this entails in female single parenthood, and how and why all these factors can generate a more favorable context for a teenager committing criminal acts. The importance of the family in fulfilling a socio-educational measure for a young person is addressed, also analyzing the entire social context in which these families are inserted and how this can interfere in the way of educating, caring and protecting a child, even more in single-parent families.pt_BR
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