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Título: A assistência estudantil na UnB em tempos de pandemia : 2020/2021
Autor(es): Silva, Tamires dos Anjos
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Pandemia
Capitalismo
Assistência estudantil
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jul-2023
Referência: SILVA, Tamires dos Anjos. A assistência estudantil na UnB em tempos de pandemia : 2020/2021. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou trazer o debate da educação superior brasileira apoiando-se no debate de capitalismo dependente de acordo com os escritos de Florestan Fernandes e autores Florestanianos. O objetivo geral deste trabalho foi problematizar os programas de assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de analisar se estes programas são estratégias que permitem, de fato, a permanência na Universidade, dos estudantes em situações de vulnerabilidade. O trabalho foi construído por meio de uma pesquisa quanti e qualitativa, com base em um levantamento bibliográfico e pesquisa documental analisando os dados referentes à assistência estudantil. Foram identificados neste trabalho como resultados que: a) a inserção do Brasil como país de capitalismo dependente pode interferir diretamente em todo os âmbitos da sociedade, incluindo a educação superior; b) a educação no Brasil é um objeto de disputa, considerando as legislações analisadas; c) o papel da assistência estudantil na garantia da permanência dos estudantes considerados vulneráveis e como a pandemia da Covid-19 interferiu na garantia do direito a permanência desses estudantes; d) os programas da assistência estudantil na UnB minimizaram de certa forma as desigualdades dentro da universidade causados pela pandemia da Covid-19.
Abstract: The present Final Paper sought to bring the debate on Brazilian higher education based on the debate of dependent capitalism according to the writings of Florestan Fernandes and Florestanianos authors. The general objective of this work was to problematize the student assistance programs at the University of Brasília during the Covid-19 pandemic in order to analyze whether these programs are strategies that, in fact, allow students in situations of vulnerability to remain at the University. The work was built through a bibliographic survey and documental research analyzing data related to student assistance. It was identified in this work that: a) the insertion of Brazil as a country of dependent capitalism can directly interfere in all spheres of society, including higher education; b) education in Brazil is an object of dispute, considering the analyzed legislations; c) the role of student assistance in guaranteeing the permanence of students considered vulnerable and how the Covid-19 pandemic interfered in guaranteeing the right to the permanence of these students; d) the student assistance programs at UnB somewhat minimized the inequalities within the university caused by the Covid-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
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