Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/35310
Título: | A assistência estudantil na UnB em tempos de pandemia : 2020/2021 |
Autor(es): | Silva, Tamires dos Anjos |
Orientador(es): | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
Assunto: | Pandemia Capitalismo Assistência estudantil |
Data de apresentação: | 13-Mai-2022 |
Data de publicação: | 27-Jul-2023 |
Referência: | SILVA, Tamires dos Anjos. A assistência estudantil na UnB em tempos de pandemia : 2020/2021. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou trazer o debate da educação
superior brasileira apoiando-se no debate de capitalismo dependente de acordo com os
escritos de Florestan Fernandes e autores Florestanianos. O objetivo geral deste trabalho foi
problematizar os programas de assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a
pandemia da Covid-19 com o propósito de analisar se estes programas são estratégias que
permitem, de fato, a permanência na Universidade, dos estudantes em situações de
vulnerabilidade. O trabalho foi construído por meio de uma pesquisa quanti e qualitativa, com
base em um levantamento bibliográfico e pesquisa documental analisando os dados referentes
à assistência estudantil. Foram identificados neste trabalho como resultados que: a) a inserção
do Brasil como país de capitalismo dependente pode interferir diretamente em todo os
âmbitos da sociedade, incluindo a educação superior; b) a educação no Brasil é um objeto de
disputa, considerando as legislações analisadas; c) o papel da assistência estudantil na garantia
da permanência dos estudantes considerados vulneráveis e como a pandemia da Covid-19
interferiu na garantia do direito a permanência desses estudantes; d) os programas da
assistência estudantil na UnB minimizaram de certa forma as desigualdades dentro da
universidade causados pela pandemia da Covid-19. |
Abstract: | The present Final Paper sought to bring the debate on Brazilian higher education based on the
debate of dependent capitalism according to the writings of Florestan Fernandes and
Florestanianos authors. The general objective of this work was to problematize the student
assistance programs at the University of Brasília during the Covid-19 pandemic in order to
analyze whether these programs are strategies that, in fact, allow students in situations of
vulnerability to remain at the University. The work was built through a bibliographic survey
and documental research analyzing data related to student assistance. It was identified in this
work that: a) the insertion of Brazil as a country of dependent capitalism can directly interfere
in all spheres of society, including higher education; b) education in Brazil is an object of
dispute, considering the analyzed legislations; c) the role of student assistance in guaranteeing
the permanence of students considered vulnerable and how the Covid-19 pandemic interfered
in guaranteeing the right to the permanence of these students; d) the student assistance
programs at UnB somewhat minimized the inequalities within the university caused by the
Covid-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.